O Ano Santo da Misericórdia entra em sua reta final agora no mês de novembro. As Portas Santas das Dioceses e Basílicas de Roma serão encerradas no 33º Domingo do Tempo Comum.
Em nossa Diocese de Amparo, a Porta Santa do Santuário Senhor Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul, será fechada dia 10 de novembro, às 19h30, e a Porta Santa da Catedral Nossa Senhora do Amparo no dia 13 de novembro, com início da Missa às 15h00, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, e procissão até a Catedral Diocesana. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, com a presença de todo clero diocesano.
Na véspera do encerramento do Ano Santo da Misericórdia, dia 19 de novembro, o Papa Francisco realizará um consistório em que será criado 13 novos cardeais, entre ele um brasileiro, Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília/DF e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este será o terceiro consistório do pontificado de Francisco.
Na Solenidade de Cristo Rei, dia 20 de novembro a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, será fechada encerrando o Jubileu Extraordinário do Ano Santo da Misericórdia.
Relembre a abertura da Porta Santa na Diocese de Amparo
A celebração começou na Igreja de Nossa Senhora do Rosário com todo o clero de nossa diocese. Após os ritos iniciais e a leitura do início da Bula de Proclamação do Jubileu, escrita pelo Papa Francisco, os fiéis saíram em procissão até a Catedral Diocesana, quando deu-se o rito de abertura da Porta. Todos os presentes entraram passando pela Porta Santa ao som do Hino do Ano da Misericórdia “Misericordes sicut Pater” (Misericordiosos como o Pai).
“Este dia é de grande alegria, pois a vitória de Cristo nos dá a garantia e segurança porque podemos olhar além das tristezas, das trevas, das maldades e violências que tantas vezes estão tão perto de nós. Alegramo-nos no Senhor que ele sempre nos oferece o perdão, seu coração misericordioso e aberto para nos acolher. A abertura da Porta, este gesto tão simples, quer nos dizer que o Senhor abre Seu coração, nos convida para estar perto dele, para a mesa de Seu banquete, como um pai que tanto ama e fica feliz com a chegada de seus filhos”, disse padre Pedro Maia Pastana, então administrador diocesano.
Com informações do site oficial do Jubileu da Misericórdia: www.iubilaeummisericordiae.va
Fotos abertura Porta Santa na Diocese de Amparo: Pascom São Sebastião