PORTAS SANTAS DA DIOCESE DE AMPARO SERÃO FECHADAS DIAS 10 E 13 DE NOVEMBRO

ANSA917880_Articolo
Papa Francisco abriu a Porta Santa da Misericórdia da Basílica de São Pedro dando início ao Jubileu da Misericórdia em 8 de dezembro de 2015

O Ano Santo da Misericórdia entra em sua reta final agora no mês de novembro. As Portas Santas das Dioceses e Basílicas de Roma serão encerradas no 33º Domingo do Tempo Comum.

Em nossa Diocese de Amparo, a Porta Santa do Santuário Senhor Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul, será fechada dia 10 de novembro, às 19h30, e a Porta Santa da Catedral Nossa Senhora do Amparo no dia 13 de novembro, com início da Missa às 15h00, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, e procissão até a Catedral Diocesana. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, com a presença de todo clero diocesano.

Na véspera do encerramento do Ano Santo da Misericórdia, dia 19 de novembro, o Papa Francisco realizará um consistório em que será criado 13 novos cardeais, entre ele um brasileiro, Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília/DF e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este será o terceiro consistório do pontificado de Francisco.

Na Solenidade de Cristo Rei, dia 20 de novembro a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, será fechada encerrando o Jubileu Extraordinário do Ano Santo da Misericórdia.

Relembre a abertura da Porta Santa na Diocese de Amparo

Porta Santa CatedralA cerimônia que deu início às atividades do Ano da Misericórdia em nossa Diocese de Amparo aconteceu na tarde do domingo, dia 13 de dezembro de 2015.

A celebração começou na Igreja de Nossa Senhora do Rosário com todo o clero de nossa diocese. Após os ritos iniciais e a leitura do início da Bula de Proclamação do Jubileu, escrita pelo Papa Francisco, os fiéis saíram em procissão até a Catedral Diocesana, quando deu-se o rito de abertura da Porta. Todos os presentes entraram passando pela Porta Santa ao som do Hino do Ano da Misericórdia “Misericordes sicut Pater” (Misericordiosos como o Pai).

 “Este dia é de grande alegria, pois a vitória de Cristo nos dá a garantia e segurança porque podemos olhar além das tristezas, das trevas, das maldades e violências que tantas vezes estão tão perto de nós. Alegramo-nos no Senhor que ele sempre nos oferece o perdão, seu coração misericordioso e aberto para nos acolher. A abertura da Porta, este gesto tão simples, quer nos dizer que o Senhor abre Seu coração, nos convida para estar perto dele, para a mesa de Seu banquete, como um pai que tanto ama e fica feliz com a chegada de seus filhos”, disse padre Pedro Maia Pastana, então administrador diocesano.

Porta Santa SantuárioNo dia 30 de dezembro de 2015, nossa Diocese abriu a segunda Porta Santa da Misericórdia, desta vez no Santuário Senhor Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul. “Todos devemos agradecer a Deus pela grande graça do batismo, que nos faz povo de Deus e irmãos. São Paulo nos lembra que somos infelizes porque não fazemos muitas vezes o bem, mas praticamos o mal o que não queremos. Se tivéssemos que carregar tudo isto, não daríamos mais um passo por causa de tanto peso dos nossos erros, faltas e pecados. Não conseguiríamos mais caminhar. Porém, é pela consciência de nosso pecado que conhecemos a grandeza da misericórdia de Deus, podendo olhar para a frente com esperança e fazer o bem. Ele nos perdoa e envolve em Seu amor no dom precioso da Misericórdia. Deus não olha o tamanho, gravidade ou qualquer coisa do pecado, mas nossa postura de arrependimento e vontade de seguir em frente sendo uma pessoa melhor”, disse o administrador diocesano.

Com informações do site oficial do Jubileu da Misericórdia: www.iubilaeummisericordiae.va

Fotos abertura Porta Santa na Diocese de Amparo: Pascom São Sebastião

Compartilhar:

Veja mais

No último domingo, dia 20 de outubro, o bairro Vale Verde, em Amparo, pertencente à Paróquia São José Operário, recebeu uma significativa Manhã Missionária.