“Discípulos Missionários Custódios da Casa Comum, Discernimento à luz da Laudato Si”, este é o título da Carta Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) sobre Ecologia Integral. Neste documento, depois de um amplo processo de estudo, debate e construção coletiva, os bispos latino-americanos fazem uma releitura da Encíclica Laudato Si diante dos desafios ecológicos do Continente.
No texto, os bispos convocam toda a Igreja a assumir o enfoque de uma Ecologia Integral como dimensão constitutiva da evangelização no Continente. Também são feitas denúncias frente aos graves atentados contra a vida e a dignidade dos mais vulneráveis por parte da indústria extrativista contra os povos indígenas e a Casa Comum.
Em comunhão com o Papa Francisco
Através da Carta Pastoral, os bispos latino-americanos, em comunhão com o Papa Francisco – se lê no documento – queremos “entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum” e especialmente “sobre o modo como estamos construindo o futuro do planeta”, o qual implica “buscar juntos caminhos de libertação” que conduzam à “verdadeira sabedoria” e à formulação de “respostas integrais”.
A Carta Pastoral será entregue a todos os Presidentes e secretários-gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. Por sua vez, a presidência do CELAM entregará uma cópia ao Papa Francisco na audiência prevista para o mês de maio, no Vaticano.
Informações: Vatican News