O tempo do Advento tem, sem dúvida alguma, um sabor mariano. É com a Virgem que melhor aprendemos como esperar o Sol que nasce da Aurora, o Cristo, nosso Deus! Por isso, é muito conveniente celebrar hoje a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.
A Escritura nos ensina que a humanidade fora criada por Deus para a comunhão com ele, para ser feliz convivendo com ele. Mas, infelizmente, desde o início da história humana e até hoje, nossa raça foi dizendo “não” ao sonho de Deus: quisemos e queremos ainda ser como deuses, vivendo de modo autônomo, como se a existência fosse nossa e não um dom recebido de Deus. O resultado é que nos tornamos uma humanidade ferida, esfacelada, num mundo também ferido e esfacelado.
Pois bem, a Igreja crê firmemente que a Toda Santa Virgem Maria, desde o primeiro momento em que foi concebida no seio de sua mãe, foi preservada por Deus desta situação de pecado. Nós, já nascemos marcados de morte; ela foi preservada desta marca de pecado; nós precisamos ser arrancados da lama do pecado graças à cruz do Cristo; ela, pela cruz do Cristo foi liberta desde a origem e sequer foi tocada por esta lama maldita. Desde o ventre materno, desde o primeiro instante de sua concepção, o Senhor a libertou, graças aos méritos de Cristo.
A Virgem não é dona da graça; ela a recebeu totalmente. Ela não é imaculada por seus próprios méritos, mas pelos méritos daquele que, nascido de suas entranhas benditas, venceu a antiga Serpente e destruiu o antigo Inimigo. A Imaculada Conceição de Maria é bíblica: Deus colocou inimizade entre a Serpente e a Mulher, entre a descendência da Serpente e a da Mulher. Por isso Jesus chama sua mãe de Mulher em Caná e ao pé da cruz, e São Paulo diz: Deus enviou o seu Filho nascido de Mulher. Por isso o anjo Gabriel não diz: alegra-te, Maria!, mas Alegra-te, Cheia de Graça!, e com isso exalta enormemente a grandeza abundante da graça de Cristo, único Salvador!
Alegremo-nos nós também! Em Cristo, o pecado pode ser vencido! A Conceição Imaculada de Maria é sinal belíssimo desta vitória! Alegremo-nos, porque a Imaculada Conceição de Nossa Senhora é o feliz princípio e o primeiro albor da salvação que o Senhor Jesus nos traz! Bendita seja a cruz de Jesus, que antes de ser fincada no Calvário, já libertou com seus raios a Virgem de todo pecado! A Jesus, fruto bendito do bendito ventre da bendita Virgem Maria, a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Henrique Soares da Costa
Texto integrante do folheto ‘DEUS CONOSCO | A PALAVRA ILUMINA – DIOCESE DE AMPARO’ (08.12.17 – Imaculada Conceição)