Agentes da Pastoral da Comunicação se reuniram no último domingo, dia 27 de novembro, para o Encontro Diocesano da PASCOM. Com o tema “Comunicação e Igreja: à luz do Diretório Nacional de Comunicação”, o encontro reuniu 40 agentes da PASCOM de toda a diocese.
Nosso bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, presidiu a Missa de abertura. Estiveram presentes o padre Antonio Rodrigues Alves, assessor da PASCOM da Sub-Região Pastoral Campinas, e os assessores diocesanos, padre Rodolfo Pasini e padre André Rossi. O evento foi promovido pela PASCOM Diocesana e aconteceu na Casa de Formação Nossa Senhora do Amparo, Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
“Vamos fazer com que o início do novo ano signifique para nós um entusiasmo, um impulso missionário na nossa PASCOM diocesana. Desde já agradeço a presença de vocês, a esta correspondência a uma solicitação para nós nos encontrarmos como família PASCOM de Amparo, para estarmos mais juntos numa comunicação que possa ser principalmente a partir do nosso coração e de nosso coração com Deus”, disse o bispo na acolhida.
Em sua homilia Dom Luiz refletiu dizendo que devemos tomar cuidado para que, no intuito de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, os instrumentos não se tornem obstáculos, e acabemos por comunicar a nós mesmo, e não o comunicador por excelência Jesus Cristo.
“O agente da pastoral da comunicação é aquele que tem que mostrar essa presença de Jesus nas coisas simples, pequenas, e como eu gostaria que você na sua paróquia fizesse um trabalho não só para o site, ou para o jornal; mas a gente precisa ser agente de pastoral para incentivar, animar os nossos irmãos e irmãs para eles fazerem nesta alegria, nesta felicidade, nesta motivação, o trabalho pastoral deles”, explicou o bispo.
Ao final da Celebração Eucarística Dom Luiz abençoou a imagem de Nossa Senhora da Comunicação e enviou os agentes de pastoral desejando um frutuoso encontro.
“Eu penso que o agente da Pastoral da Comunicação precisa ser também nesse sentido, esse fermento, esse sal, que faz a diferença. Porque essa notícia não é só para a gente comunicar, ou tornar público um acontecimento, mas para fazer a pessoa se sentir importante na vida cristã dela, naquilo que a Igreja pede para ela fazer, qualquer que seja o seu trabalho, a sua atividade. Então você também é importante para isso. Vamos acreditar e vamos investir, na certeza que nossa Mãe querida está ao nosso lado, sempre sendo para nós aquela que vai com a gente, com aquela alegria, com aquela simplicidade, mas realmente com aquela vontade de levar, não a si mesma, mas levar Aquele que ela traz no seu ventre, para comunicar o que é verdadeiramente mais importante”, concluiu Dom Luiz.
O encontro contou com a assessoria do Mestre em Comunicação Social, Ricardo Alvarenga. O jornalista desenvolveu o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil em duas partes – uma contextualizando a relação Igreja-Comunicação, refletindo o processo de construção do documento, os desafios encontrados, a construção textual, referências e pontos chaves do diretório. Na segunda parte da explanação, Ricardo abordou os pontos centrais dos dez capítulos do documento, refletindo os novos rumos da comunicação católica no Brasil.
Ao citar o trecho do Diretório “a PASCOM não se limita a ações isoladas, como a produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios”, o palestrante enfatizou que a PASCOM deve estar sempre centrada nos quatro eixos pastorais: formação, articulação, espiritualidade e produção.
“A PASCOM é mais que isso! Ela está articulada sobre quatro eixos. Se não tem esses quatro eixos não é PASCOM. Senão você vai estar fazendo mais um trabalho de comunicação como qualquer outra pessoa, e para ser Pastoral da Comunicação tem que trabalhar a formação, a articulação, a produção e a espiritualidade. Se você está deixando alguma coisa de lado, vamos reverter esse quadro, porque você está só fazendo comunicação e não comunicação pastoral”, esclareceu Ricardo.
Na parte da tarde, a jornalista Josi Mara Nolli, coordenadora da PASCOM na Forania São José, ministrou uma Oficina de Redação Jornalística, muito bem acolhida pelos participantes.
“A formação é importante no trabalho de evangelização de toda a pastoral. No que diz respeito à PASCOM, formar os agentes é garantir, de fato, que a Comunicação esteja a serviço da Igreja de Jesus Cristo. Este encontro nos possibilitou aprendizado, convivência e comunhão – quesitos indispensáveis para a continuação da missão em nossas paróquias, em comunhão com a nossa diocese”, afirmou a jornalista.
“Voltamos muito contentes. Estava faltando um encontro bom assim”, disse a agente Elza Lazarini, membro da PASCOM da Paróquia N. Sra. Aparecida do Triunfo. “A oficina foi muito boa. Os encontros da PASCOM sempre são motivacionais para mim”, disse Gabrielle da Cunha, da PASCOM da Paróquia São José.
“Ambos os assuntos abordados no Encontro, ‘Relação Igreja-Comunicação’ e ‘O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil’, foram muito enriquecedores. Como são importantes as orientações e pistas do nosso Diretório de Comunicação, as quais facilitam nossa ação pastoral. Que não nos falte entusiasmo e alegria para colocar em prática aquilo que nossa Igreja nos pede. Que o Espírito Santo nos ilumine, para que possamos comunicar a Boa Nova, a realização do Reino de Deus em Jesus Cristo”, disse padre Rodolfo Pasini, assessor eclesiástico da PASCOM.