• Inicio
  • >
  • Destaque
  • >
  • Acordo provisório entre Santa Sé e China é renovado

Acordo provisório entre Santa Sé e China é renovado

Na última quinta-feira (22), o Acordo Provisório entre a Santa Sé e a China sobre a nomeação de bispos e arcebispos foi renovada por mais dois anos. “A Santa Sé, acreditando que o início da aplicação do Acordo mencionado – de valor eclesial e pastoral fundamental – foi positivo, graças à boa comunicação e colaboração entre as Partes no assunto acordado, e está intencionada em continuar o diálogo aberto e construtivo para promover a vida da Igreja Católica e o bem do povo chinês”. Diz a declaração dada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Acordo Provisório entre a Igreja e o governo da China foi assinado em outubro de 2018, tendo duração de dois anos. Graças a este acordo, o Vaticano voltou a ter papel ativo na nomeação de bispos e arcebispos no país, antes as nomeações eram decididas exclusivamente pelo Partido Comunista Chinês.

Atualmente, pela primeira vez em muitas décadas, todos os bispos da China estão em comunhão com o bispo de Roma e, graças à implementação do Acordo, não haverá mais ordenações ilegítimas”. O artigo explica que com o Acordo “não foram tratadas todas as questões ou situações em aberto que ainda suscitam preocupação para a Igreja”, mas “exclusivamente o tema das nomeações episcopais”.

[Fonte: Vatican News]

Compartilhar:

Veja mais

No dia 16 de fevereiro, das 8h às 15h, no Centro de Pastoral São João Paulo II, ao lado da Matriz São Sebastião, realizaremos