O nascimento de Jesus quebra o jugo que pesava sobre a humanidade e acende em nossas vidas uma nova luz, que nos enche de alegria (1ª leitura). Essa luz é “a graça de Deus que se manifestou, em Jesus, para a salvação de todos os homens” (2ª leitura).
Essa luz é também a glória de Deus que envolve os pastores de Belém (Evangelho). Embora Deus tenha escolhido vir ao mundo em condição humilde e despojada de toda honra e glória terrenas, esse despojamento tem justamente a função de manifestar mais claramente a glória de Deus, que, essa sim, deve brilhar e servir-nos de guia em nossa caminhada.
Se as glórias terrenas nos ofuscam, vivemos na cegueira e na confusão. Mas, se damos glória a Deus, a paz se realiza em nosso coração, e nossa vida é iluminada.
A lição fundamental do nascimento de Jesus é que a paz na terra é possível quando nos sentimos amados por Deus. Quando o acolhemos como nosso Salvador, tornamo-nos irmãos uns dos outros. Cristo é a ponte que une e reconcilia, acima e além de qualquer tipo de barreira humana, sejam elas sociais, econômicas, étnicas ou culturais. Porque a paz que Cristo nos dá não é segundo o mundo, nem depende dos critérios do mundo. Ao contrário, “ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas”, e a viver neste mundo em função da esperança na glória futura (2ª leitura).
A luz que o Salvador trouxe ao mundo começa a iluminar nosso caminho a partir do batismo, que, por isso mesmo, era também chamado de “iluminação” pelos primeiros cristãos. Diz São Justino de Roma: “Esta ablução chama-se ‘iluminação’, porque os que recebem tal doutrina ficam com o espírito cheio de luz.”
Neste Natal, peçamos ao Senhor a graça de ser iluminados por essa luz, para que ela dissipe em nós as trevas do pecado e nos permita enxergar com clareza o caminho que Jesus percorreu e no qual nos convida a segui-lo para encontrar a salvação que, pelas mãos de Maria, Ele veio nos trazer.
Margarida Hulshof | Paróquia Divino Espírito Santo – Holambra
Texto integrante do folheto ‘DEUS CONOSCO | A PALAVRA ILUMINA – DIOCESE DE AMPARO’ (24.12.16 – Vigília do Natal)