Consagração do Estado ao Imaculado Coração de Maria marcou a manhã na Assembleia Eclesial
A memória liturgia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, primeiro santo brasileiro, motivou o início do segundo dia da Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da CNBB, que começou na última sexta-feira no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, e seguiu até o dia 26.
Na manhã de sábado, os arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral e lideranças das 43 dioceses paulistas, começaram a programação da Assembleia com a Missa presidida por Dom Antônio Emidio Vilar, 1º arcebispo da recém-criada Arquidiocese de São José do Rio Preto. Ao seu lado, estavam os bispos das dioceses sufragâneas de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga (Dom Milton Kenan Júnior, Dom José Benedito Cardoso, Dom José Reginaldo Andrietta e Dom Moacir Aparecido de Freitas).
Também foram concelebrantes principais o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, território onde nasceu o santo, e Dom Odilo Pedro, Cardeal Scherer, arcebispo da capital paulista, onde faleceu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.
“A espiritualidade se dá como caminho para a santidade quando vivida na alegria da amizade com Jesus e com os irmãos e irmãs”, destacou Dom Antônio ao indicar o exemplo de vida do primeiro santo brasileiro. O arcebispo de São José do Rio Preto também recordou a trajetória do Monsenhor Ângelo Angioni, religioso que atuou no território da nova Arquidiocese paulista, e que foi declarado venerável pela Santa Sé ontem, dia 24, e finalizou: “Que nossas comunidades sejam mais acolhedoras e educadoras na fé e no amor, abertas às periferias existências”.
A celebração também consagrou o trabalho pastoral paulista ao Imaculado Coração de Maria, padroeira da Arquidiocese de São José do Rio Preto. “Ao Imaculado Coração de Maria consagramos nosso Regional, nossas Arquidioceses e Dioceses, e todo o nosso Estado de São Paulo”.
A primeira sessão da Assembleia Eclesial contou com a apresentação da Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, criada pelo Papa Leão XIV no último dia 22 de maio. Por meio de um vídeo, preparado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da nova Província, a história, o trabalho e a organização pastoral das cinco circunscrições eclesiásticas localizadas no noroeste paulista foram retratados no audiovisual.
Fotos | Texto I Pascom Regional Sul 1



