Em 1965, em São Paulo, foi fundado o Movimento da Valorização Humana, pela Irmã Laura Estelvina Ribeiro de Azevedo Vasconcellos, religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, cuja sede se encontra no Largo de Santana. A Igreja vivia com novo ardor a vivência do Concílio Vaticano II (1962-1965), e assim, em espírito de comunhão eclesial, nascia o movimento, que desde o início chamava os leigos à vivência do sacramento do Batismo, a assumirem-se como filhos e filhas de Deus, em um caminho de uma maturidade psíquica-espiritual, através do autoconhecimento, firmado nos valores cristãos católicos, respeitando sobretudo a pessoa humana, desde a sua origem divina, as etapas graduais da vida, sempre em busca de conversão e dignidade.
Entender a vivência do movimento é tomar consciência do seu valor único como pessoa amada por Deus, agraciada pelos dons do Espírito Santo, descobrindo sempre o amor no servir e acolher. O Movimento de Valorização Humana é portanto, caminho de formação e espiritualidade, dentro da Igreja Católica, que possui seu carisma, sempre conduzindo a Deus. Lembrando que sua base é o autoconhecimento e a autoestima, sempre orientados à luz dos Evangelhos, pois só assim configuramos à Cristo.
Assim, primeiro os setores do Movimento da Valorização Humana foram crescendo em São Paulo, e posteriormente nas cidades do interior paulista e mineiro, chegando em 1974 em Águas de Lindóia, e também nas cidades do Sul de Minas Gerais, em 1975 em Monte Sião e em 1976 em Ouro Fino.
Aqui nos resta somente agradecer por todos que fizeram e fazem parte de nossa história, pessoas abdicadas que generosamente serviram nestes cinquenta anos do movimento, edificando famílias no alicerce da fé católico e humanizando pessoas no serviço do Reino de Deus.
De maneira especial agradecemos e homenageamos nossas queridas e saudosas coordenadoras, agradecemos a primeira coordenadora, a Sra. Nancy Mantovani, e logo depois a segunda coordenadora, a Sra. Ignes Mantovani que coordenou por alguns anos, e posteriormente a Sra. Rosalia Raso Mantovani, que mais tempo coordenou o movimento, de uma formação religiosa integral, de um carisma e espiritualidade enriquecedoras, e também de uma caridade apaixonante, assim, todas deixaram saudade e por fim, a nossa gratidão à atual coordenadora, a Sra. Angela Pelatieri Basalo, que também conduz o movimento maravilhosamente bem, sempre com muita dedicação e mestria preside os encontros.
Nosso coração está em festa pela significativa data na Terra das Águas Milagrosas. No mês de dezembro de 2024, tivemos uma Missa na Igreja Matriz Cristo Rei, presidida pelo Padre Tarlei Navarro, nosso atual pároco, e foi um momento bonito de agradecer por todos os trabalhos realizados neste Jubileu de Ouro, com presença do presidente do MVH, o Sr. Antônio Rodolphi, e uma bela confraternização com os amigos de Águas de Lindóia, Monte Sião, Ouro Fino e São Paulo. Aqui seguimos firmes em reuniões semanais, todas às segundas-feiras, das 19h30 às 20h30, no Centro de Pastoral da Matriz Cristo Rei, e você é nosso (a) convidado(a).



