No último domingo do ano litúrgico, 24 de novembro, a paróquia São Benedito de Mogi Mirim, celebrou a solenidade de Cristo Rei no Teatro de Arena, às 8 horas. Esta festa surge como síntese de todos os mistérios de Jesus Cristo, comemorados durante o ano. É tempo de parada e de avaliação, tendo diante dos olhos o Rei do Universo.
É a ocasião propícia para podermos reconhecer, mais uma vez, que na cruz de Jesus o poder que oprime, criador de desigualdades e exclusões, que espalha sofrimento por todos os cantos da terra, está definitivamente derrotado.
Durante toda vida ele foi Rei em duas ocasiões: quando entrou em Jerusalém como um Rei pobre, montado em um jumentinho e a seguir humilhado na Paixão, revestido com manto de púrpura e uma coroa de espinhos; e foi Rei ao morrer despido, com o peito transpassado na cruz, como Rei da paz e do amor sem limite até a morte.
A realeza de Jesus é a realeza do amor por toda a humanidade e por toda a criação. Compreendemos então, que a soberania da realeza de Jesus consiste no serviço da cultura da paz e da solidariedade, da compaixão e da fraternidade.
Nesta festa de Cristo Rei, comemoramos o dia dos cristãos leigos e leigas, que pela graça do Batismo fomos incorporados no Ressuscitado e com ele aceitamos o convite de sermos “sacerdotes, profetas e reis”.
Após os anúncios paroquiais, representantes e coordenadores de Pastorais, Movimentos e Comunidades da paróquia se posicionaram ao centro do teatro para formar uma cruz. Em agradecimento a todos, frei França beijou o dorso de suas mãos num gesto de gratidão.
“Parabéns, a paróquia São Benedito é o que é por causa de vocês”