TEMA DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO VALORIZA OS LEIGOS

Católico leigo, soldado, engajado na comunidade, na defesa da fé e da Igreja, sal e luz para seu tempo e modelo para os dias de hoje: assim foi São Sebastião, homem de fé que testemunhou com a própria vida a sua esperança e fé em Cristo. A Paróquia de São Sebastião, em Amparo, começou no dia 30 de dezembro a festa do padroeiro, que nesta edição tem como temática o Ano Nacional do Laicato a partir do testemunho de seu padroeiro, um leigo que soube vivenciar a alegria de ser Igreja e a esperança cristã em uma época de perseguições aos cristãos pelo império romano.

Para o pároco, padre Carlos Panassolo, Sebastião era um homem muito autêntico que não se deixou levar por interesses pessoais, mas buscou sempre viver integralmente aquilo em que acreditava, a fé no Cristo, e não se deixou iludir por favores políticos, fatores econômicos, nem por vantagens por fazer ou não fazer isso ou aquilo.

“Sebastião foi homem que buscou ser verdadeiro consigo e com sua fé, íntegro naquilo que professava, temente a Deus e ao Cristo que veio para nos libertar e nos tornar irmãos. Era um homem ousado e à frente de seu tempo. Por isso mesmo, provocava as pessoas a se questionarem sobre de onde vinha sua coragem, discernimento e caridade para auxiliar quem precisava. Um homem que fez da sua vida um sinal de esperança, coragem e ânimo. Um homem de Deus com a cruz no coração”, diz o pároco.

A primeira parte da festa acontece com a visita da imagem do padroeiro em todas as comunidades urbanas e rurais da paróquia. A visita aconteceu do dia 31 de dezembro até o dia 10 de janeiro. A novena, com participação de diversos padres convidados, tem início no dia 11 de janeiro na Matriz de São Sebastião, terminando no dia 19. Como na última festa, a paróquia preparou um livreto especial para a novena do padroeiro, com orações como a dos 20 anos da Diocese de Amparo, do Ano Nacional do Laicato e Oração Vocacional, novenário, reflexão sobre o papel leigo de São Sebastião e sua história de vida e testemunho.

A quermesse acontece nos dias 6, 7, 13, 14, 19, 20 e 21 de janeiro, no Centro de Pastoral São João Paulo II. No dia 12 haverá Noite da Panqueca e no dia 18 a Noite do Pastel e Crepe.

No dia do padroeiro, 20 de janeiro, a programação contará com missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, às 09h, celebração do Batismo, reza do terço com o Apostolado da Oração, Irmandade de São José, Terço dos Homens e Terço das Mulheres, procissão e missa solene.

Do dia 22 ao 27, ocorre a Celebração da Vida nas comunidades e setores da paróquia, com reflexão do Documento nº 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e luz do mundo”, também em sintonia com o Ano Nacional do Laicato.

Pelo sexto ano, será acolhida no dia 28 de janeiro a Romaria a pé da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, de Itapira. Nesse mesmo dia acontecem o 54º Tradicional Leilão de Gado e o Almoço de São Sebastião na comunidade Santa Rosa de Lima.

Para acompanhar mais informações sobre a grandiosa festa ao padroeiro, acesse o site www.saosebastiaoamparo.com.br e a página da paróquia em facebook.com/pssamparo.

Informações: Pascom São Sebastião

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que