Os seminaristas de nossa diocese, Carlos Semensim, Juliano Amaral e João Marcos de Lima participaram do I Congresso Missionário de Seminaristas da Macroregião Sul do Brasil que compreende os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O congresso ocorreu na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR nos dias 10 a 15 de dezembro de 2018, na Sede das Associações Católicas da Diocese de São José dos Pinhais.
Esse congresso teve como tema “O Espírito do Senhor repousa sobre mim e me envia para anunciar aos pobres o Evangelho” Lc 4,18. Foram dias intensos de formação missionária para os seminaristas das diversas etapas da formação em que estão inseridos. A realização desse evento se deu em parceria com o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) do Regional Sul II da CNBB.
O Comise se constitui como um órgão missionário da Igreja que atua em consonância com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) responsável pelas missões em seus diversos âmbitos na Igreja no Brasil e em todo o mundo. No referido evento esteve presente Dom Esmeraldo Barreto, bispo referencial da Comissão Episcopal para a missão da CNBB e muitos outros bispos, padres e leigos que ministraram palestras e conferências para os seminaristas em vista de uma sólida e eficaz formação missionária.
A missão se faz presente em uma das dimensões formativas vividas no seminário, a dimensão pastoral-missionária, mas como ouvimos dizer e aprendemos no congresso, a missão perpassa toda a vida e ação da Igreja, toda a sua atividade é e deve ser sempre missionária, por isso somos gratos a Deus, por ter a missão tão presente em nossa formação e em nosso seminário, pelo COMISE e COMIDI que têm contribuído muito com nossa Igreja particular na preocupação e na vivência da missão.
Para nós seminaristas foi um momento muito rico em nossa caminhada vocacional, o congresso nos deu a oportunidade de vivenciar e abordar o tema da missão em uma realidade diferente, com novos hábitos e costumes que, além da convivência fraterna com outros seminaristas, tivemos momentos de partilha e troca de experiências. Pedimos a Deus que nos preserve no coração o ardor missionário experimentado nesses dias de congresso, para que, junto de Jesus, o missionário do Pai, trilhemos caminhos de um verdadeiro discipulado, marcado primeiramente pelo amor e pela consciência de que “Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na terra” (Papa Francisco).
Informações: Seminarista Carlos Semensim