Foi em clima de alegria e oração que o Santuário de Aparecida celebrou nesta segunda-feira, dia 9, o último dia da Novena Solene em preparação as festividades do grande Jubileu dos 300 anos, que terá início nessa terça-feira, dia 10.
Os nove dias de celebração recordou os principais momentos dos três séculos de história da Padroeira do Brasil, homenageando as pessoas que fizeram parte da difusão da devoção à Mãe Aparecida.
“A novena esse ano foi bastante oracional e esse era o desejo nosso, que fosse um momento muito forte de oração do povo de Deus. Os pregadores vieram coroar esse momento oracional, colocando a devoção a Nossa Senhora como um grande louvor a Deus, mas também como um compromisso de fé e de vivência em sociedade, tanto a tarde com os bispos redentoristas, quanto à noite com os bispos convidados pelo dom Orlando”, avaliou o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida.
O reitor frisou também, a importante participação dos devotos, que segundo ele, colocou o coração em oração. “O povo contribuiu e muito com a sua presença, com a sua animação e posso dizer com toda certeza também, com o seu momento de silêncio. O povo soube calar na hora em que precisava fazer silêncio para o coração rezar, e foi muito bonita a Novena esse ano.”
Durante os nove dias, foram mais de duzentos voluntários nas coreografias, 50 pessoas na produção dos carros andor, 17 bispos celebrantes, e diversos sacerdotes concelebrantes, além de toda a equipe de liturgia e colaboradores do Santuário Nacional que direta ou indiretamente estiveram envolvidos na organização de todas as celebrações, para que tudo saísse perfeito e o povo pudesse se preparar bem para as festividades nos dias 10, 11 e 12 de outubro.
“Nós escolhemos três dias de festa para celebrar em cada um deles, um centenário da aparição de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul. E nós estamos com uma expectativa muito positiva, porque o povo com certeza vai estar presente nesse momento e nós vamos poder prestar a homenagem a aqueles que fizeram essa história, a começar dos pescadores e todos os devotos que ao longo da história foram construindo capelas, organizando festas, que foram fazendo com que a devoção a Nossa Senhora Aparecida se espalhasse Brasil a fora”, fala com alegria o reitor do Santuário.
9º dia Novena
A Novena Solene refletiu nesse 9º dia o tema ‘Senhora Aparecida: das águas aos 300 anos de bênçãos do céu’. A celebração foi conduzida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Após a entrada solene da imagem da Mãe Aparecida o representante do papa, o Cardeal italiano Giovanni Battista Re, entregou ao Arcebispo de Aparecida a Rosa de Ouro, presente do papa Francisco pelos 300 anos da Padroeira do Brasil.
“O Papa Francisco, para além de representá-lo nesta celebração incumbiu-me também de trazer uma Rosa de Outro como símbolo de sua devoção a Rainha e Padroeira do Brasil e como expressão do seu carinho pelo povo brasileiro”, apresentou o legado pontifício durante a sua declaração.
O cardeal anunciou também, que na cerimônia de encerramento do Jubileu no dia 12 de outubro às 19h, o Papa Francisco enviará uma mensagem a todo o povo brasileiro. “Na cerimônia de encerramento deste Jubileu, o Santo Padre de Roma se juntará a nós através da televisão e teremos a alegria de ver e ouvir a sua voz”.
“No dia 11 nos queremos dar um grande presente a Nossa Senhora, que é a coroa do seu Santuário, a Cúpula, e vai ser para nós um momento bastante emocionante e um presente que vai ficar para a história”, afirmou padre João Batista.
No dia 12, o dia oficial da Padroeira do Brasil, os devotos recordaram o caminho que Nossa Senhora Aparecida fez até se tornar símbolo nacional da fé, com uma procissão saindo do Porto Itaguaçu até o Santuário.