SANTUÁRIO DIOCESANO PASSOU POR RESTAURAÇÃO E REFORMA

Ao longo de 2016 e 2017 foram realizadas várias obras no Santuário Diocesano, já publicadas no site diocesano. Mas, tendo em vista que é um patrimônio mais que centenário, faz-se necessário a cada período reformar e restaurar esse belíssimo patrimônio histórico, artístico e religioso. Por isso, em outubro de 2017 iniciaram-se as novas obras de restauração e reforma do Santuário.

Foi realizada a descupinização de todo o Santuário. Nesse trabalho, de acabar com os focos de cupins de toda a madeira, pôde-se perceber que as naves laterais do Santuário, que são feitas na técnica de estuque, precisam de uma completa restauração de toda a madeira que sustenta o belíssimo artefato com pinturas. Tudo isso com profissionais especializados na área. Nesse aspecto, o trabalho minucioso de restauração torna-se lento e caro.

Em outubro de 2017 começou a substituição de todo o reboco das laterais da Igreja, danificado pela umidade. O reboco é feito na técnica centenária para prédios históricos que sofrem deterioração de pinturas por causa da umidade.  Nesse mesmo trabalho foi realizada a troca de condutores de água da chuva, calhas e rufos das naves laterais. Tudo feito com a orientação de um especialista em construções históricas e com autorização diocesana. Foi feita a parte elétrica para iluminação dos altares laterais, luz de emergência, ventiladores, tomadas e iluminação externa. Nessa mesma etapa foi reformada a sacristia da Igreja, para melhor servir à liturgia e às atividades do Santuário. Tudo o que foi realizado no lado direito tem que ser feito no lado esquerdo.

Além de toda a estrutura a ser recuperada e reformada, as pinturas precisam ser restauradas em todo o interior do Santuário. Desde as pinturas do teto – nave central – estuque e pinturas das paredes e imagens sacras.  O Santuário é um patrimônio que precisa ser restaurado e reformado. Tanto por sua importância histórica, cultural e religiosa, como também por sua importância como único Santuário Diocesano.

Que o Senhor Bom Jesus abençoe a todos. Venham prestigiar a festa do padroeiro. A festa ocorre com Missa da Novena de 27 de julho a 06 de agosto. No dia 06 de agosto, dia do Senhor Bom Jesus, haverá Missas nos seguintes horários: às 8h30, às 10h00 e às 17h00, seguida de procissão. Faça sua Romaria! Faça sua doação ou entre em contato conosco pelo fone 3899.1230, ou pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter como santuariobj.

Informações: Pascom Santuário Senhor Bom Jesus

Compartilhar:

Veja mais

No dia 16 de fevereiro, das 8h às 15h, no Centro de Pastoral São João Paulo II, ao lado da Matriz São Sebastião, realizaremos