• Inicio
  • >
  • Notícias da Diocese
  • >
  • Santo Antônio de Posse inaugura “Caminho ao ‘Santuário’ de Guadalupe” na próxima sexta (29)

Santo Antônio de Posse inaugura “Caminho ao ‘Santuário’ de Guadalupe” na próxima sexta (29)

Na próxima sexta-feira, dia 29, a prefeitura de Santo Antônio de Posse celebrará a tão aguardada inauguração do “Caminho ao ‘Santuário’ de Guadalupe” no Morro da Pedra. Esta iniciativa tem como objetivo principal transformar o local em um ponto turístico e de peregrinação emblemático para a cidade, enquanto alimenta também a expectativa da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe tornar-se um santuário.

A Igreja dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe está sendo construída em outro local, no Bairro Padre Pedro Tomazini, onde já se encontra com as atividades de comunidade viva e ativa, sendo distante do Morro da Pedra, local onde a prefeitura está realizando o projeto do Caminho.

O projeto, elaborado com cuidado e respeito à natureza, oferece aos visitantes e peregrinos um percurso marcado pelos painéis do artista plástico Sergio Ricciuto, enriquecendo a experiência espiritual e turística. Através deste caminho, os interessados terão a oportunidade de desfrutar da natureza exuberante da região, além de momentos de reflexão, conexão espiritual e de conhecimento sobre a história da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. História que está representada nos mosaicos feitos por Ricciuto.

“A arte mariana, guadalupana, deseja retratar este movimento de uma humanidade que vive e professa sua fé.
Na cidade, na rua, nas casas, no mundo da educação, da saúde, do trabalho… Nessa paisagem de Santo Antônio de Posse, cada indivíduo e cada grupo, intervém com sua bagagem de verdades, tentando para que essas se relacionem com as verdades dos outros, num viável caminho de paz.” Sergio Ricciuto.

A expectativa em torno da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe se tornar um santuário acrescenta uma dimensão ainda mais significativa a este projeto. A possível transformação desse espaço religioso em santuário representa um importante marco para a comunidade local, atraindo devotos e peregrinos de diversas regiões em busca de inspiração espiritual e momentos de devoção.

O Morro da Pedra, já reconhecido por sua beleza natural, ganha agora um significado espiritual adicional, convidando turistas, peregrinos e moradores locais a explorarem não apenas a natureza exuberante, mas também a fé e a devoção que caracterizam o local.

A prefeitura acredita que o “Caminho ao ‘Santuário’ de Guadalupe” não apenas promoverá o turismo na região, mas também se tornará um espaço de acolhimento para peregrinos em busca de renovação espiritual e momentos de contemplação, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da cidade de Santo Antônio de Posse.

“Expectativa positiva e com muito orgulho de como estamos deixando o lugar. Vamos deixar o povo ainda mais orgulhoso da cidade em que vive, fortalecendo a fé e o lazer não somente do cidadão, mas dos turistas e peregrinos.” João Leandro Lolli, prefeito de Santo Antônio de Posse.

Desde sua concepção, o projeto foi meticulosamente elaborado em sintonia com as orientações e visões do pároco da cidade, o padre Carlos Roberto Panassolo. Com essa colaboração próxima, o caminho foi desenhado não pensando somente na beleza, mas também para promover a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe e Santo Antônio, alinhando-se aos princípios religiosos e históricos.

Segundo o sacerdote, o caminho para se tornar santuário é longo. São necessários muitos fatores e tempo para que este sonho dos moradores torne-se realidade. É preciso terminar a construção da igreja e, além disso, iniciar as peregrinações dos fiéis ao local. Porém, o caminho é certamente mais uma ação e motivo para caminhar em direção a este sonho.

“Creio que a transformação do Morro da Pedra trará um olhar totalmente novo para a cidade. Ouvi de muitas pessoas, desde que foi anunciado, que estão encantadas com o projeto, estão vendo a cidade por um ângulo que não conheciam, pois, até o momento poucos tinham acesso ao morro pelo difícil acesso, mas que faz parte da história de muitos.” Pe. Carlos Panassolo.

Atualmente como vigário na cidade, o padre Everton Henrique Nucchi, que é Cidadão Possense, acredita que uma sociedade sem Deus é vazia, e que o novo monumento é um grande passo do legislativo da cidade, não somente para a fé Católica, mas também para as outras religiões que terão seu espaço de oração de contemplação.

“Observar minha cidade de Santo Antônio de Posse, desde então, crescendo, não só em âmbito social, mas religioso é motivo de orgulho e alegria (…) Rejubilo-me em fazer parte dessa história de vida, fé e devoção.” Pe. Everton Nucchi.

 

Compartilhar:

Veja mais

No último domingo, dia 20 de outubro, o bairro Vale Verde, em Amparo, pertencente à Paróquia São José Operário, recebeu uma significativa Manhã Missionária.