RENOVADO “SIM”

Texto integrante do Informativo bimestral O AMPARO, da Diocese de Amparo | ed. nº 11
Acesse a versão digital em: https://issuu.com/diocesedeamparo

Amada irmã, amado irmão, há um ditado que afirma: “enquanto alguns choram, outros ganham vendendo lenços”.

Talvez você já o conheça, mas penso ser oportuno lembrá-lo aqui, no contexto de termos entrado na segunda metade do ano com a impressão de que, se a primeira passou tão rapidamente, como sempre falamos, esta tende a ser ainda mais veloz. E o que isso tem a ver com aquele ditado?

O provérbio popular me faz pensar: quando permitimos penetrar em nós o que tende a provocar ou aumentar aquilo que é motivo de tristeza, decepção, frustração, desânimo e tudo o mais parecido com isso, menos, consequentemente, vamos possuindo o que verdadeiramente nos é saudável, ou seja, justamente o contrário: alegria, satisfação, realização, ânimo… Não se trata de não saber ver a realidade como de fato ela é, ou de se negar a enxergá-la sem “rodeios”. Quando nos deparamos com o que chega ao nosso conhecimento, em grande parte não é difícil encontrar motivos de lamentações, ao observar quantos contravalores nos atacam, fazendo-nos considerar, numa tentação, que não vale mais a pena acreditar em justiça, verdade, moral e ética.

O ditado ao qual me referi, citado no início, a bem da verdade não era do meu saber. Encontrei-o num texto da internet, dentro de um site específico na área da administração, mediante um artigo que questiona até que ponto se é persistente nas metas ou objetivos levantados num final ou início de ano. Ainda que a crise, falada em todos os cantos, não possa ser negada, é preciso também questionar se não está acontecendo certa acomodação que nos atrofia na busca de saídas ou alternativas, possibilitando vislumbrar um horizonte mais otimista. A autora do artigo, na ocasião estudante de administração, que diz de si mesma ser alguém “apaixonada por Marketing e Comportamento Humano”, usa outra afirmação muito interessante: “Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”.

Caminhando no campo da nossa fé e vida cristã, sob o eficaz e constante amparo de nossa Mãe Maria, aproveitemos da iluminada inspiração para avançarmos na sempre maravilhosa e desafiante aventura do seguimento a Jesus. Logo mais, com a chegada de agosto, entraremos no mês vocacional, oportunidade valiosa de avaliar nossa resposta ao apelo do Senhor, Bom Pastor, chamados não apenas a ser Suas ovelhas, mas também pastores com Ele, conforme a missão confiada a cada pessoa.

Com a ordenação presbiteral do nosso estimado diácono Rafael Spagiari Giron, em 4 de agosto, dia do padre, teremos rica ocasião para agradecer um grande presente que o Bom Deus nos dá, na comemoração dos 20 anos da nossa Diocese, e para retomar, com novo fôlego, nosso caminho vocacional.

Dom Luiz Gonzaga Fechio

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que