PREPARAÇÃO DE NOIVOS: O AMOR, A FÉ E O DISCERNIMENTO PARA UMA VIDA FELIZ

A Paróquia de São Sebastião, em Amparo, realizou com grande alegria e sucesso a Preparação de Noivos para o Sacramento do Matrimônio, encerrando-se no domingo dia 24 de junho. Foram dias de grande aprendizado coordenados pela Pastoral Familiar. Entre os diversos assuntos abordados com o noivos estavam a celebração do Sacramento do Matrimônio, sexualidade conjugal, homem e mulher no plano de Deus, psicologia e vida financeira do casal, além da Celebração da Renovação das Promessas do Batismo.

Para o casal Tiago e Silvia Catini, da Pastoral Familiar, a preparação precisa ir muito além de orientar os casais para apenas viverem “o grande dia”, porque o desejo de todos é que a escolha e os votos feitos pelo casal no dia do Matrimônio transbordem em graça por uma vida inteira. Para tal é necessário muito planejamento e uma pastoral orgânica, ou seja, a interação de diversas pastorais.

“Os encontros já se iniciam meses antes, quando planejamos, buscamos e recebemos cada sim de todos que doam seus dons – o pároco, a secretária paroquial, Pascom, Pastoral Familiar, Equipe de Canto, Equipe Betânia, palestrantes… – a serviço do Reino de Deus, pois todos os temas abordados e refletidos visam a formação de lares felizes, com pessoas que caminham na fé e vivem segundo o Amor de Cristo e os exemplos da Família de Nazaré. Para nós, da Pastoral Familiar, foi imprescindível a orientação e a disponibilidade que nosso pároco, Pe. Carlos, nos concedeu, bem como a efetiva participarão dos noivos, sempre atentos e respeitosos a cada palavra ou testemunho dados durante os encontros. Só temos que agradecer a Deus por cada sim que nos permitiu vivenciar mais esta Preparação de Noivos e nos fortaleceu em nossa fé em Cristo e nas alegria que apenas provêm das Famílias Cristãs”, testemunha o casal.

A noiva Adriana Lourenço se surpreendeu com o dinamismo da preparação e também pela dedicação dos casais da Pastoral Familiar. “Eu não tenho palavras para agradecer toda essa dedicação, todo esse cuidado para conosco, cada palavra, cada gesto. Que Deus em sua infinita bondade os abençoem todos ricamente e que a Pastoral Familiar continue fazendo esse trabalho magnífico na vida dos casais. O nosso muito obrigada!”, disse.

A preparação também é uma forma de criar laços de fraternidade. Adriana testemunha que os casais de noivos criaram uma linda amizade e já combinam outros encontros periódicos para que não percam o contato criado durante os dias de preparação. “Temos até grupo de conversa das noivas no WhatsApp!”, brinca.

O sentimento é o mesmo testemunhado pela noiva Letícia Fioranti Whitaker, que viu na preparação uma forma de fortalecer sua fé em Cristo. Ela aconselha todos os casais a participarem de momentos como os vividos na preparação. “Se soubessem o quanto foi importante para fortalecer a fé em Cristo, para iluminar a vida do casal e alimentar o espírito com palestras e testemunhos, ninguém deixaria de participar. Ouvir e sentir a importância do Sacramento do Matrimônio através de um testemunho de vida, que prova que sem Deus nada somos e que Ele é nossa fortaleza, na saúde e na doença; entender que devemos lutar por nosso matrimônio e acreditar na pessoa que escolhemos pra estar ao nosso lado, mesmo diante de problemas e dificuldades, como vícios. Casar em Cristo é ter fortaleza e proteção, é vencer e não se deixar derrotar, pois existe a fé”.

Para Letícia, os temas mais marcantes foram as palestras sobre superação do vício em drogas e o enfrentar de uma doença que veio a ser fatal em uma família.

Ao final da preparação, os casais de noivos escreveram uma mensagem ao pároco e aos membros da Pastoral Familiar, como forma de agradecimento. Confira:

“Ao Pe. Carlos e a todos da Pastoral Familiar: Queremos que saibam o quanto foi importante para cada um de nós poder participar de uma formação tão maravilhosa quanto essa. Sentimos o carinho e a dedicação presentes em cada encontro preparado. Somo muito gratos por cada palestra e por cada testemunho. Agradecemos pela contribuição de cada um para nos tornar pessoas melhores para o matrimônio e para a vida. Podemos nos considerar privilegiados por temos tido a oportunidade de ouvir a experiência de pessoas abençoadas. Pra nós, fica a certeza de que levaremos e lembraremos por toda a vida de cada aprendizado compartilhado nesses encontros. Que Deus abençoe vocês e suas famílias. Abraços, Equipe de Noivos, junho/2018.” 

 

Informações: Pascom São Sebastião

 

Compartilhar:

Veja mais