Plante uma árvore neste Dia de Finados, convida CNBB

No próximo dia 02 de novembro, Dia de Finados, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) convida os brasileiros para plantarem uma árvore em memória de seus entes falecidos. “Esse gesto, além de evitar as tradicionais aglomerações nos cemitérios, liga-se também à triste destruição ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país”, diz dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB.

A campanha ainda propõe que seja tirada uma foto do momento em que a árvore esteja sendo plantada, depois que seja publicada no Instagram junto com a história de quem está recebendo a homenagem usando a hashtag #CuidarDaSaudade. As fotos serão publicadas no hotsite da campanha, que está hospedado no site da CNBB: cnbb.org.br/cuidardasaudade/.

 

Cuidar da saudade e da Casa Comum

A iniciativa tem como slogan “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum” e faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”. A Ação Solidária, criada pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia da Covid-19, tem como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com o próximo, desde a arrecadação e distribuição de doações até a ajuda nos campos religioso, humano e emocional. A ação do Dia de Finados também conta com a participação da Pascom Brasil e da Signis Brasil.

O convite para plantar uma árvore no Dia de Finados, segundo dom Joel, é feito a “todos que experimentam a saudade e se angustiam com a devastação ambiental”. Dentro da perspectiva ecológica, a CNBB indica o plantio de árvores nativas de cada região e, se possível, árvores alimentícias. Além disso, é recomendável que se evitem sementes, fazendo o plantio a partir de mudas, com procedência garantida.

Fonte: CNBB

Compartilhar:

Veja mais