Assessor da Pastoral Litúrgica: Pe. Edson Luiz Andretta
Coordenadora da Pastoral Litúrgica: Elza Lazarini
Coordenador Forania Jesus Bom Pastor: Rodrigo Arantes
Coordenadora da Forania Nossa Senhora do Rosário: Maria Célia Tortelli
Coordenadora da Forania Sant’Ana: Taciana da Silva
Coordenadora da Forania São José: Joze Carla Domingues de Freita
Coordenador da Forania Nossa Senhora da Penha: José Carlos de Sousa
Contato: [email protected]
Fanpage: facebook.com/liturgiadiocesedeamparo
PASTORAL LITÚRGICA
A liturgia é “ação” do “Cristo todo” (Christus totus”). Os que agora a celebram, para além dos sinais, já estão na liturgia celeste, onde a celebração é toda festa e comunhão. (CIC Artigo 1 celebrar a liturgia da Igreja)
Sob as orientações da liturgia da Igreja é que se realizam os momentos celebrativos nas Dioceses, nas comunidades, setores, famílias, grupos e reuniões.
É obra de Cristo conforme nos ensina a Igreja no seu Catecismo e, também, é a ação da Igreja. A Liturgia realiza e manifesta a Igreja como sinal visível da comunhão entre Deus e os homens através de Cristo. Procura e faz com que os fiéis a ela congregados em vida nova em comunidade, participem ativamente, conscientemente e frutuosamente em todas as dimensões da vida. Assim a liturgia exerce a mais sublime ação em levar o homem até Deus e, por vontade do próprio Deus, traz Deus até o homem.
A palavra liturgia significa ação do povo (leitós ergon). Normalmente, quando se fala em Liturgia, já se pensa logo em igreja, altar, Missa, Sacramentos, etc. Mas essa compreensão ou noção tem que ser diferente, mesmo porque o conceito de Liturgia é anterior ao Cristianismo, mais velho do que a Igreja. Uma Equipe de liturgia não é grupo de trabalho. No grupo de trabalho, pode cada um executar sua função independente das funções dos outros. No final, todos se encontram. Tarefeiros não formam equipe. A tarefa é ação isolada enquanto a equipe exerce ação conjunta. De certo modo, a equipe tolhe parte da liberdade dos seus membros.
A PASTORAL LITÚRGICA NA DIOCESE DE AMPARO
A Pastoral Litúrgica em nível Diocesano está voltada para o acompanhamento e formação das equipes de Liturgia das Paróquias da Diocese. Para isso, promove encontros formativos voltados para os agentes da Pastoral, para as Equipes de Leitores e Grupos de Canto. Também está atenta às diversas realidades e, com isso, busca demonstrar a vivência da fé, por meio de uma liturgia bem celebrada, à todas as realidades.
Qualquer dúvida ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail da pastoral: [email protected].