Assessor da Pastoral Familiar: Pe. Charles Franco Peron e Pe. Francisco Ronaldo Silvestre
Coordenadores da Pastoral Familiar: Vanderlucio José da Silva e Roberta Cristina Adame da Silva
PASTORAL FAMILIAR
Em maio de 1998, três casais da Paróquia de São Benedito de Amparo, que até então desconheciam a Pastoral Familiar, foram participar de um congresso em Araraquara. Esse congresso foi assessorado pelo Frei Almir Ribeiro Guimarães, profundo conhecedor e incentivador da Pastoral Familiar, a nível nacional, com diversos livros publicados sobre o assunto. Diocese recém fundada (março/98), Dom Francisco indicou como assessor da pastoral o Pe. João Gonçalves da Silva. A partir de então, foi instituída a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.
Nosso primeiro desafio, veio do Juiz do Tribunal Eclesiástico de Campinas (Monsenhor Celso), que dizia “que a Pastoral Familiar estaria brincando de formar famílias, visto que as preparações para o matrimônio, não tinham conteúdo e seu objetivo, não contemplava a formação de família”. Estudos foram feitos e foi elaborado o subsidio “Preparação para a Vida Matrimonial”. Posteriormente a pastoral sentiu que além dos noivos, os namorados deveriam ter atenção e um carinho especial, depois de muitas pesquisas, foi também elaborada o subsidio par o ENFIR Encontro de Namorados Firmes.
Participando das reuniões da Coordenação da Sub Região Pastoral de Campinas, buscamos experiência e rumo para nossa caminhada. Vimos que era necessário, formar agentes qualificados, meta prioritária e indispensável da Pastoral Familiar.
Situação atual da Pastoral na Diocese
Das 32 paróquias que compõe a Diocese de Amparo, estamos organizados em 17(dezessete) paróquias. Os trabalhos estão direcionados para o setor pré-matrimonial (Batismo, ENFIR, Noivos), no setor pós-matrimonial, algumas paróquias estão trabalhando com legitimação e catequese de pais dos catequisando. Está em estudo subsidio para os recém casados.