A família sempre foi de grande importância para a Igreja, pois é através dela que o homem começa sua vida, forma sua base. A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias, tendo como missão ser misericordiosa, acolhedora, integradora, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de famílias que sejam uma Igreja doméstica e comunidade de amor. Destinada a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las, a Pastoral Familiar se direciona a todos, sem distinção, desde famílias já constituídas até aquelas que ainda irão se formar, bem como famílias desestruturadas por algum motivo ou viúvos e divorciados, ou mesmo aquelas que estão distanciadas da vida da Igreja ou necessitando de ajuda ou acolhimento.
Em Holambra a Pastoral Familiar foi formada em 1999, após o primeiro ECC – Encontro de Casais com Cristo – realizado na Paróquia Divino Espírito Santo, por iniciativa do Padre José Armando Coracin. Para uma melhor atuação, a Pastoral Familiar é dividida em três setores: Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e casos especiais. Dentre as principais atividades estão: a preparação para o sacramento do matrimônio, visita aos noivos, ensaio para o casamento e auxílio no dia da cerimônia; preparação para os casais de legitimação, ou seja, casais que já moram juntos e desejam receber o sacramento do matrimônio; organização e acompanhamento de casamentos comunitários; encontro para casais recém-casados e em segunda união; preparação para o batismo e auxílio no batizado, entre outras atividades exercidas junto às famílias.
Segundo o casal Rogério e Érika dos Santos, atuantes desde o início e, há cerca de um ano e meio, como coordenadores no núcleo de Holambra, a Pastoral atua como elo, interligando as diversas estruturas existentes na Igreja e nas comunidades, aproximando as famílias, atuando e sendo participativa na vida em comunidade, acolhendo com amor e simplicidade todas as pessoas, casais, movimentos, serviços, instituições e organizações que trabalham em prol da família ou se empenham em sua promoção.
Embora existam movimentos envolvendo todas as esferas familiares, o casal destaca que o grande desafio ainda é a continuidade da participação das pessoas após o batismo ou a realização do casamento. “Por isso, estimular a participação e criar o vínculo da família junto às pastorais é muito importante para que tenhamos o fortalecimento e a continuidade da vida cristã”, explica Érika.
Para participar da Pastoral Familiar em Holambra basta entrar em contato pelo telefone: (19) 3802-4142 (Rogério ou Érika), ou procurar qualquer integrante da Pastoral Familiar ao final das missas. “Nosso trabalho é em conjunto, uma grande equipe que atua junto às famílias como um todo; assim conseguimos acompanhar, orientar e incentivar as pessoas dentro de nossa paróquia, pois todos nós somos uma grande família, a família dos filhos de Deus”, comenta Érika.
Informações: Pascom Divino Espírito Santo