Coordenador da Pastoral Diálogo Ecumênico: Carlos Roberto Pedroso de Morais
Com o Concílio Vaticano II nasceu uma nova luz com o documento “UNITATIS REDINTEGRATIO”, isto é, “A Reintegração da Unidade entre todos os Cristãos”. Justamente porque depois de longos anos de separação entre as várias denominações Cristãs, agora começava uma nova etapa com duas frentes maravilhosas:
A primeira é o ECUMENISMO, que vem trabalhando no diálogo em alto nível da Igreja Católica com as Igrejas Cristãs tradicionais.
A Segunda é o DIÁLOGO RELIGIOSO, que compreende um trabalho de aproximação e respeito mútuo entre a Igreja Católica e as confissões religiosas em geral.
Além disso, temos também, o “CONSELHO NACIONAL DAS IGREJAS CRISTÃS” (CONIC) que é formado pela Igreja Católica e algumas de outras denominações Cristãs, que com a ajuda de Deus em 1975 começaram os diálogos e em 17 e 18 de novembro de 1982 numa Assembleia realizada em Porto Alegre foi constituído o CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL (CONIC).
Assim é que temos caminhado e os contatos com as diversas denominações tem sido de grande valor, pois já estamos nos entreolhando como irmãos, filhos do mesmo Pai.
Um grande momento tem sido a oportunidade de realizarmos a SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS. Na Europa, essa semana é realizada no final do mês de Janeiro antes da festa de São Paulo, mas aqui no Brasil a CNBB, estabeleceu a sua realização na semana que antecede a Festa de Pentecostes, por isso esse ano será realizada entre 28 de maio a 03 de junho.
Aqui em Amparo, temos realizado a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em comunhão entre a Igreja Católica e as Igrejas Metodista e Presbiteriana Independente.
Como podem notar é um trabalho de longo prazo e que todos somos convidados a nos empenharmos a fim de que um dia possamos realizar o pedido de Jesus, na oração Sacerdotal “QUE TODOS SEJAM UM, PARA QUE O MUNDO CREIA” (Jo 17,21).