– palavras de Santo Inácio de Loyola
Ao longo de nossa caminhada somos muitas vezes surpreendidos por uma enfermidade ou mal-estar, que nos debilitam e nos impedem de cumprir nossas tarefas em casa e no trabalho e que, dependendo do grau, podem inclusive nos afastar dos compromissos familiares e do próprio convívio social.
De acordo com as diretrizes da CNBB, a Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando-se presente na sociedade de modo missionário na área da saúde, independente de quaisquer fatores de exclusão social, inclusive de religião. Esta ação solidária, que ultrapassa os limites pessoais e familiares, chegou à nossa Paróquia em meados dos anos 1999 por intermédio de Dona Lica, que, levada por sua empatia, começou a procurar a multimistura em municípios vizinhos para ajudar os convalescentes de nossa comunidade. Ao tomar conhecimento, o Pe. Armando, pároco na época, incentivou a criação de uma Pastoral da Saúde em nossa Igreja, e assim teve início o grupo pastoral que visa, não só o amparo aos doentes, mas também atende às pessoas integralmente, nas dimensões psíquicas, sociais e espirituais, independente de seu credo.
As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade vão desde a atenção e ajuda aos convalecentes, com remédios, materiais hospitalares, roupas e produtos de primeira necessidade, até o auxílio e acompanhamento junto ao SUS e outros órgãos que se fizerem necessários.
Segundo o casal Adaléia e Valdir Esperança, que aderiram ao grupo desde o seu início, o trabalho da Pastoral da Saúde é, sobretudo, celebrar a vida e promover o bem-estar no ambiente familiar, tornando-se presente no momento em que a maioria se afasta. Segundo Adaléia, que atualmente coordena a pastoral, a simples visita dos agentes, levando palavras de esperança e conforto já é um alento para muitos. “As pessoas que estão passando por uma situação de doença ou de aflição necessitam de atenção e cuidado, e nem sempre os familiares dispõem de tempo para conversar, ou mesmo para ouvi-lo”, comenta a coordenadora. “Uma palavra amiga, a leitura do Evangelho, ou mesmo o simples gesto de estar presente, já faz com que eles se sintam reintegrados à comunidade”, completa.
Adaléia explica também que a Pastoral tenta ajudar de várias formas, principalmente com mantimentos e outros recursos. Para isso contam apenas com doações espontâneas e com a arrecadação dos bazares esporádicos realizados durante o ano. Entretanto, mais recentemente, foi inaugurado o Bazar Casa São Camilo, um espaço para comercializar diversos artigos seminovos em prol das ações assistenciais da pastoral. Instalada no subsolo do Palco das Rosas, no estacionamento lateral da paróquia, a Casa São Camilo funciona às quintas-feiras, das 15 h às 19 h, e aos sábados, das 13 h às 16 h. Participe desta ação solidária, informe-se e contribua também com a Pastoral da Saúde. Entre em contato pelo número (19) 3802-1213 – Secretaria Paroquial Divino Espírito Santo – Holambra.
Informações: Pascom Divino Espírito Santo