PASTORAL DA SAÚDE COMPLETA SEIS ANOS NA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Uma palavra amiga, ouvidos atentos, rezar juntos e ser uma Igreja presente em momentos nos quais parece que a desesperança acaba tomando conta junto à tristeza de uma enfermidade. A Pastoral da Saúde é a resposta evangélica aos irmãos enfermos, que leva a esperança de Cristo e a alegria de ser comunidade a tantos irmãos. No último dia 14 de julho, dia de São Camilo de Léllis – padroeiro dos enfermos -, a Pastoral da Saúde da Paróquia São Sebastião, em Amparo, completou seis anos, celebrados com uma Missa presidida pelo pároco, padre Carlos Panassolo.

“Aos membros da Pastoral da Saúde: ‘por que eu fui escolhido para ser o portador da Boa Nova do Senhor? Por que eu fui escolhido para levar a esperança àqueles que estão enfermos?’ Será que já não fiz essas perguntas? Muitas vezes, quando somos chamados para uma missão dentro da Igreja, em nome da Igreja, para ser o sinal da graça, dizemos ‘mas por que eu, eu não sei direito, eu não conheço direito, eu não sou capacitado!’ O Senhor não escolhe os capacitados, mas vai capacitando os escolhidos”, disse o pároco.

Padre Carlos falou também sobre a vida de São Camilo de Léllis, um religioso que abriu mão de sua fortuna e poder para cuidar e zelar pelos doentes, doando toda sua vida pelo cuidado dos enfermos. “Aquele que se doa, que se entrega, olhamos com o olhar estranho e muitas vezes reafirmamos ‘pense somente em você’. Porém, o Senhor nos ensinou a caminhar dois a dois. São Camilo aprendeu a amar o Senhor no enfermo. Se fez feliz, se realizou enquanto homem, enquanto cristão, doando-se ao outro. Quem ama se doa e se preciso for se consome pelo outro, como ele fez. Se consumiu por amor ao Senhor servindo o outro. Uma atitude heróica, uma atitude de quem acredita, mas uma atitude que, infelizmente nos dias de hoje, não é valorizada, e muitas vezes criticada”, disse.

A Pastoral tem como objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

Atualmente com 22 agentes, a pastoral atua acompanhando 63 paroquianos enfermos que, infelizmente, não têm condições de participarem das atividades de nossa comunidade, como as celebrações da Santa Missa.

A importância do trabalho pastoral encontram voz em testemunhos dos visitados, como o da paroquiana Antonieta Zanarella Ferreira. “É com imensa alegria que recebo a visita da Pastoral da Saúde. Às vezes tomam café, às vezes não, mas nós conversamos bastante e o desabafo me faz bem pois se estou nervosa, peço orações e isso me acalma. Quero que as visitas continuem, pois são muito boas”, conta.

Informações: Pascom São Sebastião

Compartilhar:

Veja mais