Saúde emocional para qualidade de vida da pessoa idosa.
A Pastoral da Pessoa Idosa retomou as atividades na Tarde de Convivência, 24 de maio, na Comunidade Nossa Senhora das Dores (R. Sete de Setembro, 229, Bairro do Aterrado), às terças-feiras das 14h às 17 horas.
Segundo Edna Mara Dainize Finotelli, psicóloga que vem realizando atividades com o grupo “o trabalho contribui como ação de promoção de saúde emocional para a qualidade de vida da pessoa idosa. Proporciona um espaço de reflexão como estratégia de enfrentar os desafios no convívio familiar e no envelhecimento”.
“As atividades realizadas vão de encontro com a necessidade e interesse dos idosos como: textos que possibilitem reflexão com seu dia a dia, temas atuais, atividades de memória, atenção, linguagem e orientação”, comenta.
Os encontros em grupo são responsáveis por resgatar a autonomia, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais, autoestima, autoconhecimento confiança e motivação, além de permitir que se olhem, resgatem sua imagem, sua história de vida. Estimulam a comunicação verbal, a coordenação motora, a socialização, a solidariedade, a imaginação, a cognição e a memória.
Na primeira terça-feira de junho, Edna Mara apresentou a lenda do girassol onde trabalhou a questão do amor e o amor pela vida. “Quão importante é a gente olhar para vida valorizando tudo de bom que acontece ao nosso redor. O girassol traz alegria e amor. O girassol fica procurando a luz do sol para se desenvolver. Ele admira o sol”. Assim, ela trabalhou a primeira lição dessa fábula que é a humildade. “Para gente ser grande precisa ter humildade. Outra questão é o amor ao próximo, o amor incondicional, o acolhimento.”
Para finalizar, Edna contou “que se sente muito lisonjeada em ter sido convidada para estar, em conjunto com a comunidade, realizando este projeto com os idosos, como voluntária. As trocas pessoais de experiências de vida estão presentes em todos os encontros”. Edna Mara Dainize Finotelli é psicóloga, formada há mais de dez anos. Trabalhou com idosos em um Centro Dia para Idosos, o qual trouxe muita realização pessoal e profissional.