PÁSCOA ANTECIPADA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

LEGENDA Bispo diocesano e senhor em situação de rua com membros da Comunidade Missão Athos 2 e Comunidade Coração Missionário de MariaNa terça-feira, dia 11 de abril, foi comemorada, de modo antecipado, a Páscoa com pessoas em situação de rua da cidade de Amparo, no conhecido “Largo do Mercado”, com a presença do Bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio.

A comemoração, iniciada às 19 horas, teve uma longa preparação por parte dos envolvidos. A primeira ação foi o pedido de ajuda para a compra dos alimentos utilizados no jantar: macarrão, molho, salsicha, salada de alface com tomate acompanhada de pão e refrigerante. A segunda atividade foi o preparo da refeição por membros da Comunidade Missão Athos 2, de Pedreira, coordenada pelo seu fundador Lucas Lastória, na moderna cozinha industrial do Centro de Pastoral São João Paulo II, da Paróquia São Sebastião, cedida pelo Pe. Carlos Panassolo.

Com tudo preparado, o grupo Missão Athos 2 dirigiu-se ao “Largo do Mercado” onde já o aguardavam dois integrantes da Comunidade Coração Missionário de Maria, de Mogi Mirim, que portavam um violão para animar o momento de oração antes do jantar, além de cobertores, produtos de higiene pessoal e de devoção, como terços e medalhas religiosas, entregues após a refeição.

Como o convite às pessoas em situação de rua já havia sido feito, na chegada dos responsáveis pela ação caritativa, formou-se, logo, um círculo para apresentações recíprocas, aproximação, oração e fornecimento do alimento, momento no qual foram entoados cantos, feitas orações e a leitura bíblica. Algumas músicas eram puxadas, de cor, pelas próprias pessoas em situação de rua. O ponto alto foi quando Dom Luiz conduziu, com um canto, a bênção dos alimentos e de todos os presentes.

A reunião durou cerca de duas horas e era possível ver o clima animado entre todos, como testemunhou uma pessoa que pode acompanhar o evento do seu local de trabalho ali perto ou de acordo com os próprios servidos que diziam “A comida não está boa. Está ótima”, “Deus abençoe vocês pelo que fazem”, “Venham sempre”, além de uma senhora da rua que pediu ao Bispo para ouvi-la em confissão e foi imediatamente atendida.

No final, os que ajudaram a preparar a refeição noturna formaram novamente um círculo para rezar com Dom Luiz uma prece de gratidão e ouvir dele palavras de encorajamento na missão, muito necessária, mas nem sempre bem compreendida dentro e fora da Igreja, de acordo com o depoimento de um dos participantes. Esse mesmo jovem espera que o exemplo do Papa Francisco e do Bispo diocesano sirvam de estímulo aos que desejam ajudar pessoas em situação de rua, apesar das incompreensões enfrentadas.

De acordo com o Irmão Vanderlei de Lima, consagrado na Diocese de Amparo e um dos participantes do evento, “já há, na cidade, graças a Deus, iniciativas parecidas, com destaque para a de uma senhora que procura oferecer 70 refeições semanais aos (às) necessitados(as), o que é, sem dúvida, muito louvável”. Ainda de acordo com ele, “além do agradecimento a ser feito aos evolvidos nesse ato de caridade e compromisso social, o próximo passo é tentar dar continuidade ao trabalho iniciado, a partir do que ficar acertado em uma reunião a ser feita na Cúria diocesana nos próximos dias”.

Informações: Irmão Vanderlei de Lima

Compartilhar:

Veja mais