A Páscoa é o sinal da esperança para os corações, principalmente para os cristãos, seguidores do Cristo que ressuscitou. Aliás, a solenidade da Páscoa é a celebração mais importante para o cristão. A própria palavra Páscoa traz um significado muito profundo: quer dizer PASSAGEM, isto é, o ato que liga um lugar ao outro. Esta passagem é para os cristãos o caminho das trevas para a luz, da morte para a vida, porque Cristo ressuscitou. Nesta festa da ressurreição, podemos, com clareza, perceber a relação do amor de Deus para com o ser humano.
No Antigo Testamento, Deus libertou o povo de Israel da escravidão no Egito (cf. Êxodo 14 e 15) e da mesma forma, com Cristo, nos libertou da escravidão da morte no pecado. Cristo já não está mais no túmulo, mas ressuscitou, é sinal de esperança para cada pessoa que N’Ele tem fé, virtude que nos leva a um mistério maior de encontrar o sentido da Vida, a Vida Eterna.
Neste momento de grande dificuldade que o nosso país vive, possamos pedir a graça que o Papa Francisco suscitou aos cristãos católicos: “Do Senhor ressuscitado imploramos hoje a graça de não cedermos ao orgulho que alimenta a violência e as guerras, mas termos a coragem humilde do perdão e da paz.” Que o Cristo ressuscitado possa, em cada coração, causar grande esperança e alegria para caminhar e levar as cruzes desta vida terrena para serem sinais de mérito quando chegarmos ao Céu. Que o Deus da paz possa nos ajudar a seguir o caminho rumo à Jerusalém do alto, assim como ajudou o povo do Antigo Testamento a ir rumo à terra prometida.
Ó NOITE DE ALEGRIA VERDADEIRA
QUE UNE DE NOVO O CÉU E A TERRA INTEIRA!
Uma abençoada Páscoa a cada um dos leitores!
João Félix da Costa é seminarista na Diocese e cursa Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas