Fundada em 21 de junho de 1974 pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira que, após ter acolhido o parecer favorável do seu Conselho de Presbíteros e dos párocos da cidade de Amparo, constituiu por um decreto a Paróquia de São João Batista: “… Servirá de Igreja Matriz desta nova Paróquia de São João Batista recém construída em Amparo, com todos os direitos concedidos pela Legislação Canônica”.
Após ter assinado a Provisão de Posse, logo nomeou seu pároco o Revmo. Padre José Rubens de Lima.
Pela Paróquia passaram os sacerdotes que deixaram para o povo belas recordações, a começar pelo saudoso Mons. João Batista Lisboa que muito se empenhou para a construção da nova Igreja e a criação da Paróquia. Pe. José Rubens de Lima, primeiro pároco, permanecendo por de dez anos. Pe. José Veríssimo Sibinelli, permanecendo por quatro anos. Padre José Eduardo Sartori, que permaneceu na paróquia por exatos seis anos. Pe. Benedito Malvestiti, permanecendo durante quatro anos, quando a paróquia passava por um tempo como sede vacante, sendo seu administrador paroquial. Nessa época foi dada a provisão para o Diácono Carlos José Nascimento para que administrasse a paróquia conforme os cânones, sempre sob a orientação do Administrador Paroquial.
Pe. Odair Giatti, que foi pároco durante quatro anos. Há de se lembrar do Pe. Pedro Maia Pastana que, juntamente com o Frei Nicolau (Paróquia São Benedito de Amparo), estavam no governo desta paróquia como membros de uma equipe constituída para o cuidado pastoral dos fiéis paroquianos, quando da chegada do Pe. Milton Modesto, que administrou a Paróquia São João Batista por seis anos. Sendo que em sua administração foi realizado todo o projeto de construção da nova Igreja Matriz, derrubada da antiga Igreja, iniciando-se uma grande Campanha junto aos fiéis da cidade para alavancar fundos para esse tão sonhado projeto.