Criada em 19 de janeiro de 1902 e instalada um mês depois, aos dezenove dias do mês de fevereiro de 1902, a Paróquia Santa Maria em Jaguariúna, quando de sua criação apresentava características praticamente de vida rural, mas com a chegada do desenvolvimento e consequentemente do aumento da área urbana do município, com a criação de novos núcleos habitacionais, passou por profundas mudanças.
Com o aumento da população, foi necessária a construção de uma nova Igreja Matriz, mais ampla, de linhas modernas e que acomodasse todos os fiéis. A Matriz antiga já centenária, mostrava-se pequena com o avanço do progresso.A Matriz nova teve sua construção concluída em setembro de 1993.
Atualmente a Paróquia de Santa Maria conta com cinco comunidades:
Santa Edwiges (Bairro Jardim Botânico); Santa Rita de Cássia (Bairro Santa Cruz); Nossa Senhora do Amparo (Bairro Florianópolis); Comunidade de São Jorge (Bairro Colinas do Castelo) e São João Bosco (Bairro Dom Bosco).
A paróquia conta também com os seguintes Movimentos Pastorais: Pastoral da Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo, Ministros, Equipes de Exéquias, Corais, Liturgia, ECC, Vicentinos e tantas outras.