PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO COMPLETA 60 ANOS DE INSTALAÇÃO

cartaz 60 anos“O entusiasmo do começo vai terminar, mas o fervor da devoção deve crescer com boa vontade”, escreveu o primeiro pároco Pe. Pedro Tomazini dia 8 de outubro de 1956 no livro tombo da paróquia de São Sebastião, dia posterior à instalação da segunda comunidade paroquial da cidade, que se desmembrava da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Em outubro, os fiéis festejam os 60 anos de caminhada como paróquia, reafirmando a fé em Cristo na alegria do ser comunidade.

“Louvo e Bendigo a Deus, por nos dar a oportunidade de celebramos juntos os 60 anos de nossa Paróquia, dentro de seus 123 anos de caminhada, de uma promessa, a gratidão, o testemunho de fé, esperança e caridade que vem permeando e marcando nossa História, da qual também faço parte com o coração em festa pois aqui recebi os sacramentos do iniciação (Batismo, Eucaristia e Crisma), aqui aprendi a dar os primeiros passos na alegria de servir, por amor a Jesus e a sua Igreja, no belo e provocante testemunho de tantos irmãos na fé. Hoje como pároco, me alegro em compartilhar com todos as conquistas, o aprendizado e as inúmeras graças recebidas, geradas no testemunho fecundo de uma comunidade como destaca o Pe. Tomazini “fervorosa” e o padre Francisco “entusiasmada e participante”, fica aqui nossa gratidão pelo exemplo de comunhão, partilha e corresponsabilidade de uma comunidade que não se intimida diante das provocações, mas que busca com humildade e muito serviço, edificar o Reino de Deus, junto às iniciativas no campo da evangelização, social e material desta comunidade. Que o Glorioso São Sebastião, nos conduza cada vez mais ao coração Misericordioso de Jesus, aproveito para convidar em meu nome e do Pe. Flávio Ferreira da Silva, vigário paroquial, a todos para participar de nossa alegria”, agradece o pároco Pe. Carlos Panassolo.

A festa começa com a visita da imagem do padroeiro em todas as comunidades da paróquia: 30/09 às 19h30 nas capelas Santo Antônio (Bairro da Areia Branca) e São Francisco (Jardim das Aves); 01/10 às 15h na capela São Miguel Arcanjo (Jardim Figueira), às 16h30 na comunidade São Vicente de Paulo (Jardim Flamboyant), 20h na capela de Santa Rosa de Lima (Bairro dos Rosas), às 20h na capela Nossa Senhora Aparecida (Bairro dos Pedrosos); 02/10 às 8h30 na capela Nossa Senhora Aparecida (Aparecidinha – Córrego Vermelho) com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio, às 15h na capela Nossa Senhora das Dores (Lar dos Velhos), às 16h30 na Capela São Benedito (Bairro da Varginha) e 03/10 às 19h30 na capela São Lázaro (Bairro do Ribeirão).

A partir do dia 4 de outubro começa o Tríduo Festivo com missas na Matriz de São Sebastião e animada festa. 04/10, Missa presidida pelo Pe. Carlos Alberto Rodrigues Jorge da Paróquia São José Operário, em Campinas. Após Noite do Crepe e Pastel; 05/10 Missa presidida pelo bispo emérito de Amparo, Dom Francisco José Zugliani. Após Noite do Cachorro Quente e do Bolinho de Calabresa; e 06/10 Missa e Noite do Lanche e da Polenta Frita.

No dia 7/10, dia do aniversário e Festa Litúrgica de N. Sra. do Rosário, haverá Missa às 7h e às 18h15 reza do Terço na Matriz Centenária; 18h50 Bênção das novas portas da Matriz Centenária e, na sequência, à 19h, Procissão Festiva em honra a São Sebastião, com o andor do Padroeiro, em direção à Matriz de São Sebastião com a participação de todas as comunidades, às 19h30 Missa solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio, e Bênção do Centro de Pastoral São João Paulo II. Após a celebração, haverá a Noite da Pizza e da Panqueca, doce e salgada.

No dia 8/10, haverá Missa às 18h30, e após acontece animada quermesse com Barraca Maluca. No dia 9/10, Missa de encerramento das festividades, às 19h30, com participação do Coral Diocesano.

O início e instalação da paróquia

A comunidade de São Sebastião se torna paróquia na década de 1960 mas sua história começa ainda no século XIX, quando o humilde e cristão Claudino Antônio Araújo faz uma promessa pedindo a intercessão do mártir na proteção da cidade de Amparo durante a epidemia de Febre Amarela, que vitimava a região. No ano de 1893, com bênção do padre João Manuel de Carvalho, então responsável pela Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, começava a construção da nossa atual Matriz Centenária.

O terreno onde foi construída a capela foi doado pelo casal Florêncio Franco da Rocha e Maria Franco da Rocha, proprietários da Chácara Ribeirão, e a escritura foi lavrada no dia 25 de setembro de 1893, com a obrigatoriedade de que as obras começassem dentro de 12 meses. Claudino percorria as ruas batendo de porta em porta com uma sacola vermelha pedindo ajuda para a construção.

Com o considerável aumento da população, resultado do êxodo rural e do processo de industrialização que se acentuava, a cidade de Amparo prosperava e crescia em direção ao Bairro do Ribeirão.

Nesse contexto, era evidente a necessidade de uma nova paróquia. Com grande visão pastoral, Monsenhor João Baptista Lisboa, pároco de Nossa Senhora do Amparo, encaminhou ao Bispo de Campinas, Dom Paulo de Tarso Campos, o pedido para a criação de uma nova paróquia.

Centro de Pastoral São João Paulo II

A obra do Centro de Pastoral São João Paulo II é uma das grandes frentes de trabalho da paróquia de São Sebastião. Com a comemoração dos 60 anos da paróquia, a obra ganha um novo ritmo e empenho com a instalação da cobertura da parte superior do prédio, prevista para final deste mês de setembro. O pároco Pe. Carlos Panassolo, juntamente com os demais responsáveis pela obra, agradece todo empenho e dedicação em prol desta obra tão valiosa para a cidade.

Orgulho dos paroquianos, o Centro de Pastoral já é utilizado em diversas ações da paróquia e teve suas obras iniciadas em julho de 2007 pelo então pároco padre Francisco de Paiva Garcia, que ficou a frente da comunidade por quase 48 anos.

Padre Chico, como é carinhosamente conhecido, desenvolveu diversos trabalhos na área social e da evangelização. Iniciou com a ajuda da comunidade a construção da Nova Matriz e da Casa Paroquial, trazendo grande inovação para a paróquia.

O projeto da nova Igreja foi projetado pelo arquiteto espanhol, Dr. Victor Pelaez Liera, a convite do Pe. Francisco, arquiteto este responsável também pelo projeto das igrejas, hoje paróquias, Nossa Senhora Aparecida de Arcadas e São José Operário. Paróquias oriundas da caminhada de fé de nossa Paróquia de São Sebastião.

As pessoas que desejarem ajudar na obra, por favor entrar em contato com a paróquia pelo fone (19) 3807-2648, ou por e-mail: [email protected].

 Informações: Pascom São Sebastião

Compartilhar:

Veja mais