PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO ADERE AO PROJETO DE ACESSIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS #PRACEGOVER

A Paróquia de São Sebastião, em Amparo, deu novos passos para uma comunicação mais acessível aderindo ao projeto #PraCegoVer, que busca ser uma ferramenta de inclusão para deficientes visuais nas redes sociais. O objetivo é sempre colocar uma descrição por escrito das imagens postadas, sejam elas ilustrações ou fotos, para que os usuários das redes sociais que utilizam programas de leitura possam compreender melhor a postagem. O início do projeto aconteceu no domingo dia 10 de junho.

No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Essas pessoas comem, vestem, passeiam, rezam, usam o Facebook, assistem a programas de TV, consomem, vão ao dentista, ao pediatra, ao geriatra mas, pasme, são ignoradas por escolas, instituições, empresas, como se estivessem revestidas por um manto de invisibilidade. Enquanto Igreja, precisamos acolher estes irmãos.

Para a Pastoral da Comunicação, responsável pelo gerenciamento das redes sociais da paróquia, o projeto será uma forma também de aprendizado. “Vivemos em uma sociedade caracterizada pelo uso de imagens e das mais diversas formas. Quando paramos para refletir que muitos não têm acesso às informações que estão nas imagens, percebemos que a sociedade não é inclusiva. Obviamente que este passo de nossa paróquia, aderindo ao projeto, é algo aparentemente pequeno mas abre novas possibilidades para que a comunicação esteja verdadeiramente a favor de uma cultura do encontro, como nos pede o Papa Francisco. Acreditamos enquanto Pastoral da Comunicação, que acolher também é possibilitar acesso às informações e que acolher bem também é evangelizar”, conta um dos agentes da Pascom, Adilson Jorge.

Muitas instituições públicas e privadas já aderiram ao projeto, como Avon, Ypê, Google, Coca Cola, Unimed Amparo, Conselho Nacional de Justiça, Postos Petrobrás, Ministério Público Federal entre outras.

Conheça mais sobre o projeto:

1. O que é #PraCegoVer? É um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem por princípio a Audiodescrição de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual. Foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille.

2. O que é Audiodescrição? É uma tradução que consiste em transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade, respeitando as características do público a que se destina. É produzida, principalmente, para pessoas cegas, mas tem beneficiado outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

3. Como os cegos conseguem ler as descrições de imagem no computador? Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.

4. Por que “#PraCegoVer”? #PraCegoVer carrega em si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga. Ele existe para o cego que não enxerga a imagem e para o vidente que não enxerga o cego. É uma provocação, um chamamento para as pessoas se enxergarem mais, saírem de suas zonas de conforto e perceberem que podem fazer acessibilidade, mesmo que seja uma breve descrição de uma imagem na internet.

Informações: Pascom São Sebastião

Compartilhar:

Veja mais