A Paróquia São Sebastião, em Amparo, tem a felicidade de acolher o seminarista João Félix, que fará seu estágio pastoral neste ano de 2018 nesta comunidade paroquial. Confira o texto que o seminarista escreveu para que conheçamos melhor sua vida e vocação.
Com uma imensa e inexplicável alegria que escrevo sobre um pouco da minha história de vida para que assim possas, querido leitor e querida leitora, ver que sou uma pessoa cheia de alegrias e dificuldades como vocês, portanto necessito de vossas orações.
Meu nome é João Félix da Costa, tenho 20 anos de idade, sou filho de Luiz Gonzaga da Costa e Sueli Francisca da Costa, irmão de Alan Pereira da Costa e Júlia Aparecida da Costa.
Passei minha infância na fazenda Universo (Rodovia SP 340 – territorialmente Jaguariúna) sonhando ser várias coisas, jogador de futebol, pois jogava muito futebol, pedreiro, porque eu construíra muitas casas de barro, engenheiro, pois calculava e construíra muitas pontes nas terras ao redor de casa e até ser cortador de cana, por influência onde morava ter muitos quarteirões de cana-de-açúcar e ver os trabalhadores na sua labuta na época.
Ser padre somente falava quando ia à Igreja e para os familiares distantes, todavia nunca tão a sério como veio a ser depois que mudei-me para Santo Antônio de Posse . Nunca pensei estar onde estou hoje, no Seminário Diocesano São José em Pedreira, onde moro com mais 9 seminaristas e com o padre Edson Andretta (Reitor do Seminário) que vos recomendo em vossas orações.
Meus pais formam um casal muito religioso, e todas as idas à Igreja quando criança, até mesmo quando forçado por eles, hoje vejo claramente o esforço e resultado de apesar das dificuldades que meus pais enfrentaram aos domingos para me levar à casa do Senhor.
Eu senti o chamado de Deus quando comecei a ser coroinha, os simples gestos de levar os objetos litúrgicos para o altar, sentia um forte chamado para realizar mais coisas para Deus que não olhou para as minhas limitações e sim para as minhas capacidades.
Eu estou cursando o segundo ano do curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Nesse ano completo o terceiro ano que me ingressei no seminário, o terceiro ano de 8 anos de preparação para as ordenações diaconal e depois a presbiteral.
No ano de 2017 pude realizar o estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas juntamente com o padre Edgar Briozo que me ajudou a crescer mais na dimensão pastoral. No final do ano passado recebi notícia que eu fora confiado a realizar o estágio pastoral na Paróquia São Sebastião em Amparo juntamente com o padre Carlos Panassolo, e assim vi claramente o amor de Deus sempre me dando a oportunidade de crescer cada vez mais na dimensão pastoral, dimensão esta que o mundo está exigindo cada vez mais.
Minha expectativa é das melhores possíveis, pois em Arcadas passei por grandes experiências e creio que nessa porção do Povo de Deus em Amparo, irei ter outras oportunidades e experiências maiores considerando esta paróquia maior em questões de trabalho.
Sou o novo coordenador do setor juventude, uma responsabilidade imensa de cuidar de tudo o que envolve o jovem, não somente o jovem-cristão, mas principalmente os jovens sem o Cristo. Na atualidade em que vivemos, vejo muitas dificuldades em o jovem caminhar no Ser Igreja, difícil, mas não impossível, por isso que estou animado em comunhão com a Diocese de Amparo dar suporte (estrutura espiritual) para os jovens de hoje serem Sal da Terra e Luz do Mundo (MT 5; 13-14).
Com amor sincero e fé profunda início o estágio pastoral na certeza de fazer muitas amizades para que assim eu possa apresentar a verdadeira amizade que é a amizade do próprio Deus.
Informações: Pascom São Sebastião