Santa Maria é Padroeira da Paróquia e do Município de Jaguariúna e sua festa se dá no dia 12 de setembro, Festa do Santíssimo Nome de Maria, além das Santas Missas a serem celebradas no tríduo preparatório, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. Neste Ano da Misericórdia o tema do tríduo será “Sua misericórdia se estende de geração em geração”.
Sexta-feira, dia 09 de setembro, ocorrerá a abertura do tríduo com o tema “Maria, Nome que é bálsamo para os enfermos”, às 19h30, com Missa presidida pelo padre Paulo Travalim. Após haverá Noite do Pastel. Dia 10 de setembro, segundo dia do tríduo, com o tema “Maria, Nome que ilumina os cegos”, Santa Missa às 19h, presidida pelo padre Milton Modesto, pároco local. Participação de todo o povo de Deus e, na sequência, Noite do Pastel. Domingo, 11 de setembro, terceiro dia do tríduo, com o tema “Maria, Nome que abranda os corações endurecidos”, Santa Missa às 9h, seguida de grandiosa carreata, às 10h, pelos bairros e ruas da cidade, pedindo a proteção de Santa Maria ao Município e aos munícipes. Às 12h saborosa macarronada no “Campo do Padre”, e às 19h Santa Missa da Juventude e bênção aos jovens; logo após, Noite do Pastel.
E no dia 12 de setembro, feriado municipal, Festa do Santíssimo Nome de Maria, às 19h30 Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio.
BAZAR DA PADROEIRA DE TRABALHOS MANUAIS
A festa faz acontecer também o tradicional Bazar da Padroeira da Paróquia Santa Maria, presente há mais de 60 anos na cidade, que em 16 de dezembro de 2009, passou a fazer parte do calendário de eventos turísticos do município, através da lei municipal nº 1.950.
O Bazar é composto por trabalhos manuais doados pela comunidade ou confeccionado pelos agentes do Movimento Vida Ascendente, que também recebe doações de materiais. O Movimento congrega senhoras e senhores acima de 45 anos de idade que durante todo o ano realizam seus trabalhos, e na festa da padroeira os doam para que sejam adquiridos pelos visitantes do bazar.
São peças feitas em crochê, tricô, pinturas, costura artesanal e outros tipos de bordados e artes manuais variadas; como: toalhas de banho, tapetes, cachecol, coletes, almofadas e outros objetos artesanais.
Durante a confecção dos trabalhos forma-se uma rede de relacionamentos, onde ocorre a partilha de dons, conhecimentos, motivação e, consequentemente, o desenvolvimento da autoestima, da sensibilidade, criatividade. Enfim, é a vida em comunidade em torno de um objetivo comum.
O Bazar acontece de 1 a 15 de setembro, das 9 às 16 horas, na sala atrás da Igreja Centenária, na Praça Umbelina Bueno, no centro de Jaguariúna. A comunidade convida os interessados para uma visita, assim como para participar das demais atividades da Festa da Padroeira.
Informações: Paróquia Santa Maria