Na primeira semana de outubro a Paróquia Santa Maria, em Jaguariúna, teve oficialmente a reunião com a mais recém-formada Pastoral da Saúde.
Nesta reunião, os agentes se reuniram com o pároco, padre Milton Modesto, para obter as informações fundamentais de como a Pastoral deve servir a comunidade e a Igreja. Logo abaixo, deixamos registradas algumas informações ditas na reunião:
“A Pastoral da Saúde deve prestar serviços a toda e qualquer pessoa, independente da idade. Deve acompanhar todas as etapas da vida, como um amigo é capaz de fazer. Para que isso aconteça de forma adequada, a união de todas as pastorais deve estar em sintonia, podendo assim, informar quem mais necessita de uma visita, de um ombro amigo, de uma ajuda para que sua autoestima passe a melhorar e assim iniciar o processo de cura mental, espiritual e medicinal. A Pastoral da Saúde é um olhar de ternura que estará sempre à disposição daqueles que mais precisam de ajuda e prestação de serviços.”
A palavra SAÚDE vem do hebraico, usado como uma saudação que significa “paz, harmonia, integridade, prosperidade, bem-estar, tranquilidade”. Em um modo mais simples, a palavra significa “Tudo de bom para você!”.
Para esse tipo de serviço que será prestado, no momento da visita, é necessário saber que nunca devemos nos sobrepor a realidade do outro; devemos agir com empatia, nos colocarmos no lugar de nosso próximo; devemos ser amigos leais em guardar cada segredo que nos for contado; não podemos deixar que as críticas ao próximo nos incomode: devemos nos importar com o irmão que precisa de nossa ajuda.
Nossa Pastoral ainda está em formação e necessita de mais agentes, para que toda a comunidade seja atendida de acordo com a sua necessidade, seja ela uma doença ou apenas uma tarde entre amigos.
Informações: Pascom Santa Maria