Paróquia Nossa Senhora das Brotas (Lindóia)

Pároco: REGINALDO APARECIDO GRILO (PADRE)

Data de criação: 10/03/1898
Bispo: Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho
Festa: 08/09

Praça Humberto Amaral – 20 – Centro
Lindóia – SP – CEP 13950-000 – Caixa Postal 23
Telefone: (19) 3898.1209
E-mail: paroquianslindoia@hotmail.com

Expediente paroquial:
Segunda à sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
Aos sábados das 8h30 às 12h00.
Atendente: Maria Célia

Horários de Missas:
Quarta-feira às 19h30
Quinta-feira às 07h00
Sábado às 19h00
Domingo às 9h30 e às 19h00
Adoração ao Sagrado Coração de Jesus, seguida de missa às 19h30, toda 1ª sexta-feira do mês

 

Comunidades Urbanas:

Comunidade Nossa Senhora das Brotas (Matriz) – Centro

Comunidade São Benedito e Santa Efigênia – Av. Benedito Severino, 40 – Jd. Itamarati

Capela Nossa Senhora Aparecida – Rua Dr. Antônio Stecca, 1717 – Jd. da Laje

Missa: 2ª quinta-feira do mês às 20h00

Comunidade São Pedro – Missas celebradas no Centro Comunitário da Terceira Idade situada à Av. Guaianazes, 115 – Índio de Ouro

Missa: última sexta-feira do mês às 20h00

Comunidade São Judas Tadeu – Missas celebradas no Centro Comunitário Municipal à Rua Um, s/n – Bairro São Judas

Missa: última quinta-feira do mês às 19h30

Comunidades Rurais:

Santo Antônio – Av. Governador Mário Covas Jr., s/n – Mineração Bioleve – Bairro Tijuco Preto

Missa: 3º sábado do mês às 17h00

Bom Jesus – Av. dos Lírios – Jd. do Salto (Capela situada no município de Serra Negra/SP)

Missa: 1ª quinta-feira do mês às 19h30

Capelas Rurais:

Nossa Senhora Aparecida – Bairro dos Rodrigues (município de Serra Negra/SP)

Missa: 1ª terça-feira do mês às 19h30

Nossa Senhora de Lourdes – capela particular da Fazenda São João, Bairro dos Costas

Missa: 3ª quinta-feira do mês às 19h30

 

 

NOSSA PARÓQUIA
Segundo a história, a povoação desta região aconteceu no final do século XVII por famílias vindas da região de Atibaia. Essas famílias eram descendentes de portugueses e espanhóis. Instalaram-se, de princípio em Serra Negra e, posteriormente, às margens do Rio do Peixe, pela sua abundância em pescado.
Logo, ao início das primeiras edificações, os fundadores de Lindóia, naquele tempo denominada Rio do Peixe, construíram a capela em homenagem a Nossa Senhora, no local mais alto do povoado. A exemplo de Portugal, por associação de semelhança, denominou-se Nossa Senhora das Brotas do Rio do Peixe, devido ao grande número de brotas d’água existente na região. No final do século XIX os moradores de Lindóia construíram a atual Igreja Matriz. A área do terreno foi doada por Joaquim Franco de Godoy e, em 10 de março de 1898, a Igreja foi reconhecida como Paróquia de Nossa Senhora das Brotas.
Em 1948, por ocasião do cinquentenário da Paróquia, foi erigido na praça da Matriz um monumento com a imagem da Padroeira, com a inscrição Posuerunt me custodem, que quer dizer Constituíram-me Padroeira.
Na década de 1980 a Igreja Matriz passou por reformas que a deixaram com a atual configuração interior. Em 1998 comemorou-se com grande solenidade o centenário da Paróquia. No início da década de 1990 vieram para trabalhar na Paróquia as Irmãs de Nossa Senhora das Dores, exercendo seu fecundo apostolado até o início do ano de 2005.
O povo de Lindóia enfrentou um período bastante longo e sofrido, pois permaneceu por praticamente vinte anos sem um sacerdote residente, sendo administrada então pelos párocos de Águas de Lindóia. Finalmente, em dezembro de 2004 tomou posse como administrador paroquial, o padre Tadeu Francisco Bonetti. Padre César Domingues de Oliveira assumiu em agosto de 2009.

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DAS BROTAS
A Síntese de um escrito de Frei Agostinho de Santa Maria, em seu hagiológico: “pelos meados de 1400, havia no sítio da Vila das Águias, em Além Tejo, Portugal, um humilde pastor vaqueiro que tirava o sustento de sua família com o leite de uma vaca. Um acidente num despenhadeiro a levou à morte. Fora encontrada ao sopé da montanha onde caíra. Aflito, fez súplicas à grande Mãe de Deus, que o atendeu. Em sonhos lhe aparece a Senhora, consolando-o e dizendo-lhe: Não temas. Vá chamar toda a gente e quando todos aqui estiverem, verão que tua vaca está pastando no sítio da Vila das Águias”.
Dito e feito tudo quanto ela disse. Na visão a Mãe de Deus lhe apareceu como uma donzela muito mimosa e com a aparência de sua Assunção, em cima de um pinheiro, dia 8 de setembro de 1471. Daí, em Portugal, propalou-se muitíssimo a devoção a Nossa Senhora das Brotas, conforme título por ela mesmo escolhido, visto haver muitas flores naquela região.

Compartilhar:

Veja mais

Na noite de ontem, 5 de dezembro, a Paróquia São Francisco de Assis, em Serra Negra, celebrou uma Santa Missa com o rito da