PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE ITAPIRA A SERVIÇO DOS MORADORES DE RUA

Paróquia Santo Antônio (1)Em junho de 2016, logo no início do inverno, numa das noites mais frias do ano, a notícia da morte de um morador de rua, causada pelo frio intenso, comoveu a cidade de Itapira. Nos dias que se seguiram, um grupo de leigos da Paróquia de Santo Antônio se juntou ao redor do seu pároco, padre Tarlei Navarro, dispostos a tomar alguma iniciativa para que a tragédia não se repetisse. A ideia inicial era oferecer as dependências da Comunidade do Bom Jesus como um abrigo provisório aos moradores de rua, onde poderiam se recolher à noite e se alimentar. Em contato com a Prefeitura Municipal, tomou-se conhecimento da existência do Instituto Samaritano, fundado alguns anos antes por membros da igreja presbiteriana e que tinha oferecido assistência aos moradores de rua, mas estava desativado, embora com toda a estrutura pronta. A triste notícia também mobilizou aquelas pessoas e acabou-se por juntar forças em prol da mesma iniciativa.

Assim teve início o funcionamento da hospedaria, contando com o trabalho dos fiéis da Paróquia de Santo Antônio e de outras paróquias da cidade que também se juntaram ao grupo, além dos membros da igreja presbiteriana e também de instituições espíritas, com o apoio do poder público local. A casa conta com uma excelente estrutura, graças ao trabalho do Instituto Samaritano, com capacidade de receber cerca de dez pessoas, exclusivamente homens. Os moradores são cadastrados e acompanhados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), e são convidados a aderir ao benefício, desde que aceitem seguir as regras estabelecidas.

Dentre as regras da hospedaria estão a atenção ao horário máximo para entrada (às 19h) e saída (até às 7h), proibição de deixar o local durante a noite, exigência de higiene pessoal, proibição de entrada com álcool, drogas, materiais cortantes e armas de qualquer tipo, colaboração com a limpeza e organização do espaço e manutenção da ordem. O período máximo em que cada um dos assistidos pode usufruir do serviço é de três meses, e correm o risco de perder a vaga aqueles que ultrapassarem o número de faltas permitido (duas) ou de advertências.

Os beneficiados, além do banho e cama para dormir, recebem janta todas as noites e café da manhã. De segunda a sexta-feira o café é servido no CREAS, enquanto que aos finais de semana eles o recebem antes de deixar a casa. Também contam com estrutura para lavar as próprias roupas e, se necessário, ganham roupas limpas que o instituto recebe em doação. A Paróquia de Santo Antônio é responsável por oferecer o jantar às quartas e quintas-feiras e o café da manhã aos sábados. Cerca de trinta paroquianos se revezam nas tarefas, divididos em seis grupos e mais um grupo de cozinheiras que preparam a comida. Além de preparar e servir as refeições, há um momento de partilha da Palavra e oração, e também de troca de experiências e conversas com os moradores.

Depois de alguns meses, o trabalho tem rendido ótimos frutos e continua mesmo com o fim do inverno. Os moradores assistidos estão visivelmente melhor, física e psicologicamente, o que gratifica muito todo o esforço dos envolvidos. Para a Paróquia, a experiência tem sido muito rica e a oportunidade deste serviço ao próximo veio como um presente. A verdadeira caridade cristã, como lembra o Papa Francisco, não se confunde com um serviço meramente filantrópico, pois a Igreja não é uma ONG. E é nesse espírito que estes católicos itapirenses respondem ao chamado de Nosso Senhor, deixando o conforto de seus lares para ir ao encontro dos necessitados, levando não apenas o pão (ou a sopa), mas o Evangelho vivo da Palavra e da Fé que se realiza em obras. Deus nos quer mais santos, chama-nos todos os dias, das mais diferentes formas e espera realizar muitas obras tendo-nos como instrumento. Tenhamos os olhos atentos e o coração pronto para responder com coragem e generosidade, sem medo de nos comprometer com o Amor. Que Nossa Senhora interceda por este belo serviço, distribuindo os seus frutos espirituais por toda a comunidade, e inspire outros homens e mulheres a darem também o seu testemunho de fé.

Informações: Pascom Santo Antônio

 

Compartilhar:

Veja mais

Na noite de ontem, 5 de dezembro, a Paróquia São Francisco de Assis, em Serra Negra, celebrou uma Santa Missa com o rito da