O dia 22 de dezembro é especial para a comunidade da Paróquia de São Sebastião, em Amparo, por ser a data de ordenação do pároco emérito Francisco de Paiva Garcia, que ficou à frente da paróquia de 1963 a 2011. Neste ano, completam-se 60 anos de sua ordenação sacerdotal.
Em comemoração, a comunidade se reunirá em uma Missa de Ação de Graças por todo o trabalho edificado pelo padre. A celebração acontecerá às 19h30, na Matriz de São Sebastião, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio.
Na ocasião, um representante da família do pároco emérito ofertará à Paróquia o cálice que o sacerdote utilizou em sua Ordenação Presbiteral em 1956.
“É com gratidão a Deus que a comunidade se reúne dentro das comemorações de seus 60 anos para celebrar a vida, a obra, o testemunho do padre Chico que unido a comunidade ajudou a edificar a nossa História. Gostaria de registrar minha alegria em celebrar esta data junto à comunidade, onde nasci, e com a comunidade caminhei muitos anos ouvindo as reflexões do padre Francisco”, alegra-se o pároco padre Carlos Panassolo.
Durante os 48 anos dedicados à paróquia, padre Francisco realizou importantes obras pastorais nos campos pastoral, social e material, destacando-se neste a construção da Matriz Nova de São Sebastião; do Centro de Estudos na Igreja Centenária; da Casa Paroquial; a construção da nova igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Arcadas, e igreja São José Operário, no bairro do São Dimas, que pertenciam à comunidade e hoje são paróquias. Foi o padre que também idealizou e deu início às obras do Centro de Pastoral São João Paulo II em 1997.
“A força e determinação do padre Chico em ajudar e ser um verdadeiro líder, alimentadas pela sua paixão pastoral, eram evidentes. Certa vez, durante a construção da nova Matriz, um sujeito parou na frente da obra e me perguntou onde poderia encontrar o pároco. A pessoa parecia não acreditar quando apontei para o padre, no alto da construção com a roupa toda suja de concreto”, conta Antônio Silvio Conti, primeiro funcionário da paróquia e pedreiro que participou das obras de construção da nova matriz de São Sebastião, nova casa paroquial e da nova matriz de Arcadas.
O Centro de Pastoral é orgulho da comunidade paroquial, sendo utilizado para diversas ações da paróquia, graças ao sim generoso dos paroquianos, benfeitores, colaboradores, voluntários e funcionários. No último dia 07 de outubro, dia do aniversário de 60 anos de criação e instalação da paróquia, o bispo diocesano realizou a Bênção Solene do local, que atualmente se encontra na fase de montagem da cobertura.
O Centro de Pastoral, além do espaço onde já é utilizado, irá abrigar salas de catequese, secretaria paroquial, salão para exposições e um auditório que levará o nome do padre Francisco, em agradecimento por toda dedicação à paróquia.
“O padre Francisco foi um pastor zeloso e amoroso, que conhecia e amava suas ovelhas plenamente. Seu exemplo como sacerdote agraciou a nossa paróquia com oito vocações sacerdotais, dentre elas o nosso querido pároco padre Carlos Panassolo. Padre Francisco criou uma comunidade viva, atuante, onde os valores do Reino sempre estiveram presentes. Além disso, todos nós sabemos de seu dom administrativo através das construções das diversas igrejas e o projeto de início do nosso Centro de Pastoral. Festejar mais um ano de sua ordenação sacerdotal é agradecer a Deus pela missão que ele cumpriu com muito amor e doação, sendo para todos nós um grande Pai espiritual que sempre nos mostrou os caminhos que nos levam ao Céu”, diz o paroquiano João Guerino Khouri.
No último mês de julho, nosso bispo, acompanhado do padre Carlos, visitou o padre Chico, como é carinhosamente chamado pelos paroquianos, na cidade de Pouso Alegre/MG, onde reside atualmente, por ocasião de seu aniversário natalício de 85 anos, celebrado em 02 de julho.
“A família Paiva Garcia emocionada pelo gesto reconhecido dessa homenagem ao querido padre Chico, agradece a atenção, amizade, carinho, dedicados a ele, durante todo tempo que nessa cidade viveu e exerceu seu sacerdócio. Deus os abençoe! Os anos passam. A memória enfraquece. A amizade permanece mesmo quando a distancia se faz presente. Tudo fica guardado no coração da gente!”, agradece Nelly Claret Garcia, irmã do padre Francisco.
Informações: Pascom São Sebastião