Na última segunda-feira (14), a Igreja celebrou a Exaltação da Santa Cruz, uma festa do Senhor para a Igreja, mas, na Paróquia de Santa Cruz, em Mogi Mirim, essa festa ganha contornos de solenidade, pois estão sob os auspícios da Santa Cruz do Senhor. A Cruz do Senhor é um símbolo sagrado, que no dizer de São Paulo é loucura para os gentios, é escândalo para os judeus, mas é a força de Deus para quem crê em Jesus Cristo. (I Cor 1,23-24).
No caso da Paróquia de Mogi Mirim, não há diretamente um santo como intercessor, mas um símbolo, o símbolo da Santa Cruz. Este símbolo nos remete a uma pessoa divina, o próprio Filho de Deus, que A carregou. Santificada por seu corpo e sangue para o supremo sacrifício redentor, tornando-se esperança para toda a humanidade pecadora. Pensemos que o sangue de Jesus manchou e impregnou no santo lenho da Cruz e, ao ser pregado, pedaços de seu santíssimo Corpo foram cravados Nela.
A Cruz nos remete ao crucificado. Não cultuamos a cruz pela cruz, mas sim a Santa Cruz por Jesus Nosso Senhor. A cruz sem Jesus é somente um instrumento de tortura e punição, mas, a Santa Cruz com Jesus, é símbolo de Salvação, de Misericórdia, de Entrega, de Amor e de Vida.
Santificada por Jesus Cristo, a Cruz é o símbolo que reúne as Comunidades, famílias e cada uma das pessoas da tão querida Paróquia de Santa Cruz. Criada há 60 anos (em 25 de outubro de 1959), era formada por sitiantes, trabalhadores rurais, roceiros, imigrantes vindos da Itália em busca de melhores condições de vida, e que por aqui se estabeleceram. Todos tendo o símbolo da Santa Cruz à frente de seus olhos e em seus corações, construíram e criaram suas famílias na Fé e na Esperança cristãs, nos valores do trabalho, da fraternidade e da honestidade.
ORAÇÃO A SANTA CRUZ
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos.
Porque pela vossa Santa Cruz redimistes o mundo.
Ó Santa Cruz,/ Cruz Bendita onde a humanidade foi redimida/ o filho do homem teve suas mãos transpassadas/ e teve seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.
Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo,/ mas que no sangue redentor /se tornou sinal de nossa salvação. Ó Cruz Bendita, chave de nossa eternidade,/ coroa de nossa salvação,/ na cruz do Senhor colocamos nossas vidas. Jesus, eu me coloco na tua cruz,/ contigo viver, / contigo morrer para contigo ressuscitar. Ó Jesus, cujos ombros foram abertos por feridas pelo peso da cruz,/ feridas causadas pelo madeiro, / mas também pelos nossos pecados. Senhor, somos fracos e necessitamos de seu auxílio./ Se a cruz pesar, Senhor,/ seja nosso Cireneu./ Se a cruz pesar e nós cairmos,/ Senhor, nos ajude a levantar,/ a enfrentar nosso calvário e a enfrentar a nossa dor. Jesus, contigo queremos viver,/ contigo queremos morrer para contigo ressuscitarmos. Jesus faça correr, desse Teu lado aberto,/ rios de misericórdia sobre nós.
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
Porque pela vossa Santa Cruz redimistes o mundo.
Jesus cujos braços abertos foram dilacerados por amor, /Teu corpo chicoteado, / Teu rosto desfigurado,/ lançai um olhar de misericórdia sobre nós. Mãe das Dores,/ que tanto sofreste ao ver teu Filho flagelado,/ escarnecido e morto para nos salvar,/ acolha as nossas orações./ Mãe amável, /ajudai-nos em nosso calvário,/ e concedei-nos uma verdadeira contrição dos nossos pecados/ e uma sincera mudança de vida. Amém.