No dia 27 de agosto a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itapira, iniciou os festejos da sua padroeira. Antecipada pela Semana Nacional da Família, a paróquia, pelo segundo ano, se dividiu em setores para se preparar para os momentos festivos que aconteceram.
Foram enviadas as imagens de Nossa Senhora da Penha para as casas dos paroquianos, afim de que se reunissem para uma oração dentro do tema da Semana Nacional da Família no Ano Santo da Misericórdia. Após toda esta preparação nas casas, os responsáveis motivaram a todos para contribuírem com donativos para as festas que iriam se iniciar. As imagens retornaram à Matriz no dia 30 de agosto, primeiro dia da novena, sob o tema: “Maria, Senhora da Penha, Mãe de misericórdia”.
Durante a novena, padres e corais foram convidados para juntos celebrar a padroeira da cidade, e todos os dias, após a missa, ocorreu uma típica quermesse. No dia 08 de setembro, Solenidade da Natividade de Maria e dia da padroeira, houve Missa logo pela manhã, e à noite uma Missa Solene seguida de procissão. Na chegada da procissão a catequese paroquial preparou a coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha, enfatizando a importância de cada profissão dentro dos atos de misericórdia que devem ser cumpridos junto à sociedade, encerrando assim toda a parte religiosa e seguindo com a quermesse e a distribuição do bolo da padroeira.
Todo o festejo foi encerrado no dia 10 de setembro, no salão da Paróquia Santo Antônio, com uma Noite Festiva de prêmios. Mas as festas não se encerraram, pois logo depois a Comunidade Santa Cruz da Vila Izaura iniciou o Tríduo da Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, que foi do dia 14 ao 18 de setembro, com o tema: “A Cruz é a revelação da misericórdia de Deus”. O tríduo também teve a presença do padre Bruno da Paróquia Santa Rita de Cássia, além de corais convidados.
Por fim, todos os festejos da paróquia se encerraram no dia 18 à tarde, com Missa e Procissão da Santa Cruz, também com a presença da catequese, que trouxe uma dezena do terço, elaborada como resultado de um trabalho dentro do tema da festa.
Em nome da Paróquia, o pároco, Padre João Gonçalves da Silva, agradece a todos que participaram e colaboraram neste período de festas. Que Deus abençoe a todos, dando força e perseverança na caminhada cristã, e que Nossa Senhora da Penha, sob o seu olhar misericordioso, reconheça as súplicas de seu povo e as leve junto ao seu Filho Jesus.
Informações: Paróquia Nossa Senhora da Penha