Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados (Itapira)

Pároco: LEANDRO LUCENA TORRES (PADRE)

Data de criação: 14/03/2003
Bispo: Dom Francisco José Zugliani
Festa: 12/10

Avenida Brasil – 1691 – Bairro dos Prados
Itapira – SP – 13973-255
Telefone/WhatsApp: (19) 3843.4255
E-mail: [email protected]

Expediente paroquial:
Terça à sexta-feira das 8:00hs às 11:30hs. e das 13:30hs às 17:00hs.
Aos sábados das 7:30hs às 11:30hs.
Atendente: Rhaife

 

Horários de Missas na Matriz

15h00 – Quarta-feira – Missa da Hora da Graça (Quinzenal)

19h30 – Quarta-feira – Novena em Louvor a N. Senhora Aparecida

08h00 – Domingo

19h00 – Domingo

1.ª Sexta-feira do mês – 15h00 – Missa de Adoração ao Santíssimo

Todo dia 12 do mês Missa Votiva em honra a N. Senhora Aparecida

 

Comunidades Urbanas

Comunidade São José Operário e São Peregrino

Rua Porto Alegre, 64– Bairro Vila Dr. José Secchi – Itapira (SP)

Missa aos sábados às 19h00

Comunidade São Cristóvão e Santa Rita de Cássia

Rua Carlos Bellini, 30 – Jardim Camboriú – Itapira (SP)

Missa aos sábados às 16h00

 

Comunidades Rurais

Capela Santa Bárbara

Bairro Córrego do Coxo

Última terça-feira do mês

 

Cond. Julieta

Última quinta-feira do mês

 

Batizados – terceiro domingo do mês às 10h00

 

NOSSA PARÓQUIA
A paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, conta hoje com 12 Comunidades, sendo as Urbanas: Nossa Senhora Aparecida dos Prados (Matriz/Bairro dos Prados), São José Operário (Vila José Sechi), São Cristovão (Bairro Camboriu), Santa Josefina Bakita (Bairro Istor Luppi) e São Tomé (Condomínio Julieta). Rurais: Senhor Bom Jesus (Bairro dos Limas), Imaculada Conceição (Bairro dos Cardoso), Santa Bárbara (Bairro Coxos), Divino Espírito Santo (Faz. Boa Esperança), São José das Águas Claras (Faz. Águas Claras), São Pedro (Faz. São José), Nossa Senhora da Luz (Bairro dos Macucos).
Hoje a paróquia está organizada com as seguintes Pastorais e Movimentos: Catequese Infantil (Eucaristia), Adolescentes (Perseverança), Jovens (Crisma e Adultos (Sacramento da Iniciação), Grupos de Jovens JUCRISP e JUSC, Pastoral Familiar, do Batismo, Canto, Dízimo, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Conferência São Vicente de Paulo, Conselho Administrativo Paroquial, Comissão de Festas, Pastoral da Criança, Acolhida, Liturgia e Conselho Comunitário Paroquial. E os Movimentos: Hora da Graça, Vida Ascendente, Setores Missionários e Mãe Rainha.

NOSSA HISTÓRIA
A história da Comunidade paroquial tem início nos idos dos anos de 1908 com o Sr. Olivio José Momesso, que ao encontrar em sua propriedade uma madeira de Santa Cruz, se propõe em edificar uma capela no local, o que vai acontecer apenas no ano de 1925, missão agora confiada aos moradores do bairro. Como já existia a devoção dos moradores e também a prática da reza do Santo Rosário junto da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas casas, fica então definido pelos moradores a edificação da capela em honra da Mãe Santíssima.
Após várias reuniões e a compra do terreno, tem início as obras com os donativos dos devotos. A inauguração ocorreu em 31 de janeiro de 1928. Entre os anos de 1929 e 1930, a pedido das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, ocorreu no bairro a catequese. Neste período, a capela recebeu a visita do Pe. Lázaro Sampaio Mattos, primeiro padre vindo da Paróquia Nossa Senhora da Penha.
O fato curioso é que entre os anos de 1932 e 1933, foi construída outra capela nas proximidades em honra da Virgem Aparecida, agora de cunho particular, o que acabou dificultando os trabalhos, restringindo a vida da comunidade à reza do terço. O quadro se modificou em 1934 quando outra missionária, Irmã Rosa, iniciou a preparação de rapazes e moças para a Eucaristia.
A primeira missa na Capela foi em 20 de abril de 1947, celebrada pelo padre Henrique de Moraes Mattos.
No ano de 1953, com o crescimento da população e de devotos, inicia-se o projeto de uma nova capela, agora em formato octagonal e uma pequena torre (que permanece até hoje ao lado da 3ª edificação). As obras foram concluídas em 1958.
A atual (terceira edificação) foi construída a partir de 1985 e abençoada em 12 de outubro de 1993.
Em 2002 a nova paróquia foi desmembrada das Paróquias de Santo Antonio e São Judas Tadeu, constituindo a Quinta paróquia da cidade.

Compartilhar:

Veja mais