Você sabia que, no Brasil, milhões de famílias ainda convivem com esgoto a céu aberto, falta de coleta regular de lixo e de água potável? Essa cena se repete tanto em cidades menores quanto na periferia dos grandes centros urbanos e é a responsável pela diferença entre ter saúde e a falta dela.
Mesmo com os avanços obtidos ao longo dos anos, o número de brasileiros sem acesso a esses serviços ainda é enorme. Segundo diagnóstico divulgado pelo Ministério das Cidades, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre SaneamentoBásico, atualmente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não são contemplados com coleta dos esgotos (SNIS, 2016).
Promovida pela Pastoral da Criança e pelo Museu da Vida, em parceria com o Instituto Trata Brasil e a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), a nova exposição traz à tona esse assunto em ano de eleições, pois é dever de todos nós lutar para que nenhuma família seja obrigada a viver sem o básico. Todos os candidatos a presidente da república e a governador do Paraná também foram convidados a debater conosco esse tema tão importante!
Na nova exposição, crianças, adultos e famílias podem aprender sobre saneamento básico por meio de uma maquete que reproduz o processo de tratamento de água e esgoto, em vídeos de realidade aumentada, em uma esteira de reciclagem, em quebra-cabeça e jogo de tabuleiro gigantes e muito mais. Tudo isso de forma lúdica e interativa.
Nesse dia, também será inaugurada a nova Rua do Brincar! Totalmente revitalizada para proporcionar às crianças oportunidade de vivenciar diversas experiências em espaços que estimulam a construção espontânea do aprendizado, a nova Rua do Brincar conta com uma caixa de água e texturas; parede sensorial com brinquedos e objetos sonoros de diversas formas e sons, incluindo telefone sem fio; caixa de areia, pequena parede de escalada, twister gigante para estimular a coordenação motora, além de uma grande simulação de pista de trânsito para ensinar aos pequenos a ter um comportamento adequado nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro.
Segundo o Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann, “a criança é um ser ativo, que merece respeito no seu tempo de crescimento e desenvolvimento, pois seu corpo é a sua referência e ele evolui com a estimulação e a exploração dos espaços internos e externos presentes em seu cotidiano. As atividades diárias, as brincadeiras, as falas e as experiências vivenciadas também são momentos que proporcionam a construção espontânea do aprendizado. E as famílias vão encontrar esses estímulos no Museu da Vida”, ressalta ele.
Além dos visitantes, convidados, voluntários e famílias acompanhadas, contaremos com a presença de 37 Comunicadores Católicos atuantes nos Regionais e Dioceses de todo o Brasil, que vão estar na sede nos dias 15 e 16 de agosto para saber mais sobre o trabalho e os desafios da Pastoral da Criança.
Informações: Pastoral da Criança/CNBB