Assessor Eclesiástico Diocesano: Pe. Edgar de Barros Briozo
Coordenadores da Mãe Peregrina: Débora Aparecida Oliveira de Jesus e José Antonio Alves de Jesus
O Movimento da Mãe Peregrina teve início em 1914, na Alemanha com o Padre José Kentenich.
No Brasil, sua primeira visita foi em 1947, indo para Santa Maria – R.S., onde conheceu seu apóstolo peregrinador João Pozzobon.
Em Atibaia, no ano de 1972 foi construído o Santuário de Schoenstatt.
O Movimento da Mãe Peregrina tem como característica principal seu trabalho silencioso, sendo seu lema: “Vem, conhece e anuncia o evangelho”.
É um apostolado que possui uma força de irradiação extraordinária, porque, partindo do “Santuário” “fonte de graças” vai ao encontro das angústias e necessidades do povo com gestos concretos.
O específico, o forte, desse movimento é a “visita mensal” da Mãe, às famílias, escolas, hospitais, acompanhada da oração do terço, quando possível.
O Papa João Paulo II salientou a importância deste apostolado que se desenvolve qual nova cena de Visitação quando disse: “De fato, a Mãe não espera os filhos só em sua casa, mas segue-os por toda a parte, onde estabeleçam suas residências, onde trabalhem, onde estejam presos a um leito de dor e até em qualquer caminho errado em que se encontrem, lá onde estejam esquecidos de Deus, carregados de culpas, lá em toda parte…”
É uma verdadeira Pastoral Mariana, um trabalho de Igreja, por isso se faz presente junto às Paróquias e Dioceses.
O Movimento da Mãe Peregrina está presente na maioria das Paróquias da Diocese de Amparo. Atingindo em média, 24.180 famílias, com a presença de 806 capelas.
Cada cidade possui um Coordenador(a) Geral do Movimento, cada trinta famílias possui um Zelador(a), sendo que a Diocese está organizada com um Padre Coordenador e um casal Representante.
Com este Movimento, pode-se fazer uma verdadeira “pastoral Familiar”, estabelecendo um elo de união entre as famílias e suas Paróquias.
Cidades da Diocese onde está implantado o Movimento Mãe Peregrina:
Águas de Lindóia – 60 Capelinhas
Holambra – 33 Capelinhas
Itapira – 240 Capelinhas
Jaguariúna – 39 Capelinhas
Serra Negra – 11 capelinhas
Lindóia – 21 Capelinhas
Mogi-Mirim – 262 Capelinhas
Pedreira – 117 Capelinhas
Santo A. de Posse – 23 Capelinhas