Assessor Eclesiástico Diocesano: Pe. Eder Pradella de Oliveira
O C.L.C. – Curso de Liderança Cristã iniciou-se na cidade de Campinas, no ano de 1968. Um grupo de cursilhistas, unidos num só coração, numa só alma, estavam empenhados em colaborar com Cristo, fazer algo para ajudar seus irmãos, e foi com esse intuito de colaborar e dar seguimento ao trabalho de evangelização, que em março de 1974, fundou-se o C.L.C. Da cidade de Pedreira, na Paróquia Sant’Ana. Hoje, o C.L.C. É conhecido pelos cristãos como COLOCO.
Finalidades principais do C.L.C.
a) Despertar os casais católicos de preferência os maridos e depois as esposas para uma vivência cristã;
b) Propiciar uma inicial evangelização através dos ensinamentos básicos da doutrina cristã;
c) Conscientizar os católicos de suas responsabilidades para que se tornem membros atuantes em suas comunidades paroquiais através de vivência e testemunhos pessoais;
d) É desejo do C.L.C. Atingir aquelas pessoas que devido a situação sócio-econômica estão impossibilitadas de participarem de outros movimentos da Igreja.
Dentro da visão de movimento, tem sido promovidos cursos alternados para homens e senhoras, por sua natureza breve e intensivos, com duração de um dia e meio.
Para uma melhor formação espiritual o C.L.C. Promove preferencialmente para os casais que já fizeram o curso: reuniões semanais de vivência, incluindo estudo bíblico, escola de dirigentes e escola de matracas, que ensinam os dirigentes a darem palestras do curso.
O COLOCO é um movimento de formação catequética adulta, que busca formar, orientar e atingir a todos os praticantes, dispertando-os para a vivência em comunidade e ao serviço do próximo, a luz do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Para maior entrelaçamento entre cursistas, parentes e amigos e para suprir as necessidades econômicas e financeiras, o movimento conta com as promoções sociais.
O COLOCO está atendendo ao ardente desejo de evangelização. Tem ele conseguido orientar um grande número de leigos das Paróquias de nossa Diocese, que aparecem como fermento novo dentro do Povo de Deus.