MADRE CECÍLIA DO CORAÇÃO DE MARIA EM PROCESSO DE CANONIZAÇÃO

Madre Cecília do Coração de Maria (1852-1950), piracicabana de nascimento, foi esposa, mãe de três filhos e, e ao ficar viúva, tornou-se freira e fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria que se espalhou por vários Estados do Brasil e também da África.

Presentes em Amparo, desde 1924, as filhas espirituais de Madre Cecília cuidam do Lar Escola Divina Providência voltado ao atendimento de crianças órfãs e necessitadas a elas encaminhadas pelo Poder Judiciário.

O chamado Processo de Canonização de Madre Cecília teve início, no ano de 1992, na Diocese de Piracicaba (SP), onde ela viveu e faleceu. Terminada essa fase, chamada de diocesana, em 1997, toda documentação, em 33 grandes volumes, foi enviada para Roma, onde se elaborou, recentemente, a Positio, um documento detalhando toda a vida da Madre para comprovar se ela praticou as virtudes cristãs (fé, esperança e caridade) e cardeais (prudência, justiça, temperança e fortaleza), bem como se viveu a pobreza, a castidade e a obediência em grau heroico. Terminada essa fase humana da análise, espera-se a confirmação divina. Um milagre de Deus pela intercessão de Madre Cecília: uma cura devidamente atestada por médicos de diversas crenças ou filosofias de vida que tenham, com rigor científico, aquela ocorrência como inexplicável pela ciência médica contemporânea ao fato.

Em Amparo

Madre Cecília esteve, em Amparo, em visita ao Lar Escola, de 1º a 8 de março de 1938, conhecendo o trabalho que suas filhas espirituais aqui desenvolviam. Para o eremita Vanderlei de Lima, da Diocese de Amparo, “nossa cidade, no campo social, deve muito à Madre Cecília, pois sem ela não haveria a Congregação das Franciscanas do Coração de Maria e, por consequência, não teríamos o Lar Escola Divina Providência que tanto bem fez e faz ao nosso povo. A Madre merece, portanto, o reconhecimento particular e público de todo amparense, de nascimento ou de coração, preocupado com o bem do próximo mais necessitado”, finaliza Vanderlei.

Quem desejar receber, gratuitamente, o livreto A Alegria de viver, sobre Madre Cecília do Coração de Maria, pode pedir por telefone, carta ou e-mail: Centro de Espiritualidade Madre Cecília. Rua Boa Morte, 1955. CEP 13400-140. Piracicaba (SP). Fone (19) 33711328.

Ir. Vanderlei de Lima é eremita na Diocese de Amparo
(publicado em A Tribuna, 15/06/2018, p. B2.)

Compartilhar:

Veja mais