Realizou-se mais uma edição do Festival Vocacional (FestVoc) com sucesso! A Pastoral Vocacional Diocesana (PV), assessorada pelo Padre Carlos Roberto de Oliveira (Paróquia Beata Irmã Dulce – Jaguariúna), com o intuito de promover a cultura vocacional realiza o evento há quatro anos, sempre no mês vocacional. A IV edição do FestVoc aconteceu dia 19 de agosto, no Centro de Pastoral São João Paulo II, da paróquia São Sebastião, em Amparo.
A acolhida ao público iniciou-se com um café da manhã reforçado e um Momento Mariano de oração e consagração dos fiéis presentes, mas o evento durou todo o domingo. O tema desenvolvido foi “Sede Santos”, e buscou proporcionar aos participantes uma reflexão sobre como viver a santidade nas várias vocações cristãs: sacerdócio, vida religiosa consagrada e no matrimônio.
Para o desenvolvimento do dia de atividades com o público, formado por jovens de toda a diocese, o evento contou com as palestras: do casal Luís e Jaqueline (Comunidade de Vida Pantokrator) sobre a vida de São Luís e Santa Zélia Martin; do João Marcelo (leigo, membro da PVoc) que expôs as vidas de São José Luís Sánches e da Beata Chiara Luce; e a palestra do Padre Fernando (Paróquia Sta. Luzia da cidade de Hortolândia) sobre a vida de São João Paulo II.
Dentre os palestrantes destacou-se o testemunho de vida da Irmã Olívia (Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus) de Salvador/BA. A irmã Olívia conviveu e ajudou a Beata Irmã Dulce a desenvolver trabalhos junto aos pobres, abrigando-os, alimentando-os e confortando-os em suas enfermidades.
A irmã Olívia também testemunhou os dias finais da vida da Beata Irmã Dulce, cuidando dela: “Mesmo muito doente e sem se alimentar, a irmã Dulce reunia suas forças para sair às ruas e pedir esmolas para seus doentes”. A fala da dócil irmã Olívia ficará para sempre na memória e no coração dos que puderam ouvi-la neste FestVoc!
Durante o festival foram proporcionadas dinâmicas de interação e reflexão para a participação dos jovens, além de animação, música e teatro.
Como tradicionalmente ocorre no evento, registrou-se a presença de congregações religiosas (Irmãs Dominicanas de Sta. Catarina de Sena; Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração de Maria e Irmãs Franciscanas Missionárias da Divina Providência), das Comunidades de vida (Pantokrator; Missão Athos 2; Amor Fraterno) e dos seminaristas do Seminário Diocesano São José, com seus stands para a apresentação de seus carismas e informações aos jovens interessados pela vocação religiosa.
A Celebração Eucarística encerrou o dia e foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, na Matriz de São Sebastião, concelebrada pelo seu pároco padre Carlos Panassolo e pelo padre Carlos Roberto Oliveira, assessor diocesano da Pastoral Vocacional.
O objetivo da Pastoral Vocacional, de marcar o mês de agosto com um evento diocesano que atinja principalmente aos jovens no discernimento das vocações cristãs, foi alcançado. Os membros da pastoral, juntamente com seu assessor, agradecem a acolhida da cidade de Amparo, em especial da comunidade da Paróquia de São Sebastião, e roga a Deus que abençoe a vida e missão de todos nós, vocacionados à SANTIDADE.
Contatos pelo e-mail: [email protected].