IGREJINHA DE SÃO BENEDITO, EM MOGI MIRIM, RECEBE MANUTENÇÃO

Paróquia São Benedito_IgrejinhaNo início do mês de outubro, aproveitando as festividades em louvor ao padroeiro, a Paróquia de São Benedito, em Mogi Mirim, lançou a campanha para a manutenção da igreja histórica, conhecida como igrejinha de São Benedito.

De acordo com a paróquia, serão carnês anuais de R$ 50,00 mensais, que podem ser adquiridos nas missas, secretaria e durante a festa de São Benedito. Quem desejar contribuir com valores maiores ou menores, devem procurar a secretaria paroquial. Informações: 3862-1967.

HISTÓRIA

A construção da primitiva capela de São Benedito iniciou-se em 15/02/1847, com a doação do terreno pela Câmara Municipal, atendendo aos anseios dos devotos.

A construção do prédio em estrutura básica de taipa de pilão e seu alicerce continuam o mesmo, apesar de várias reformas que ocorreram ao longo do tempo. A primeira em 1894, com pequena modificação na parte frontal, e uma grande iniciada em 1925, sugerida pelo então Bispo Francisco de Campos Barreto, sendo incluída sua torre em estilo colonial barroco que encanta a todos, concluída em 1928.

Discute-se muito hoje a necessidade de preservação do Patrimônio Histórico, valorização do passado e memória do povo. O Patrimônio Arquitetônico representa uma produção simbólica e material, carregada de diferentes valores e capaz de expressar as experiências de uma sociedade.

A memória coletiva das cidades está em seus velhos edifícios. Eles são o testemunho mudo, porém valioso, de um passado distante. Servem para transmitir às gerações posteriores os episódios históricos que ali tiveram lugar, e também como referência urbana e arquitetônica para o nosso momento atual. “Uma cidade sem seus velhos edifícios é como um homem sem memória”.

Assim, após 88 anos, a paróquia inicia a manutenção preventiva e histórica da graciosa igrejinha. “Um trabalho que envolve engajamento, envolvimento, empenho e compromisso de todos nós, pois juntos fazemos a diferença. Lançamos, assim, a campanha de doações mensais para a manutenção da história da igrejinha graciosa”, explica Eloísa Bianchi, membro da comunidade.

 Informações: Pascom São Benedito

Compartilhar:

Veja mais