• Inicio
  • >
  • Notícias da Diocese
  • >
  • FORANIA N. SRA. DA PENHA INICIA ESTUDO DO DOCUMENTO QUE SERÁ BASE PARA O 2º PLANO DE PASTORAL DIOCESANO

FORANIA N. SRA. DA PENHA INICIA ESTUDO DO DOCUMENTO QUE SERÁ BASE PARA O 2º PLANO DE PASTORAL DIOCESANO

Estudo doc 105_Forania Penha-5O estudo sobre o documento 105, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo” (cf Mt 5, 13-14), ocorrido na noite de 07 de março, na Paróquia São Judas Tadeu, uniu representantes de equipes, pastorais e grupos de movimentos das seis paróquias do município de Itapira (São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora da Penha, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida e São Benedito), contando com a presença dos párocos: padre Tadeu, padre Bruno, padre Tarlei, padre Ildefonso e padre Bernardelli, que juntos puderam compartilhar da palestra ministrada pelo padre Anderson Frezzato, Coordenador Diocesano de Pastoral.

O importante documento aponta a efetiva participação do cristão, destacando que enquanto sujeito atuante deve ser sabor e luz na comunidade em que está inserido, deve ser um discípulo do Senhor, mesmo perante aos conflitos enfrentados com seus semelhantes, deve levar e viver a palavra, renovar forças na comunidade, na diocese. Lembrando sempre que “só se senti convidado quem aceita o chamado”; afinal todos compõem a Igreja, não existindo qualquer diferença entre os fiéis, não há ali o melhor ou pior. Participamos da santa missa, da vida em comunidade, da paróquia, simplesmente, porque já dissemos sim a Aquele que é o Sol, Jesus Cristo, que se entregou na cruz por nós, Ele sim é o maior.

O povo presente foi convidado também a refletir a igreja enquanto iluminadora, aquela que fecunda a sociedade com a luz do evangelho e lembrar sempre que cada um de nós é visto como um sujeito eclesial maduro que constrói e reconstrói a história da Igreja, que se renova a cada momento, é capaz de testemunhar o amor à Igreja, servir aos irmãos, permanecer no seguimento de Jesus, ele apresenta coragem, criatividade e ousadia ao demonstrar o testemunho de Cristo, tornando-se fermento na vida e na sociedade.

O palestrante evidenciou também a atitude missionária que todos os leigos e leigas devem desprender na vida da comunidade, cumprindo a missão onde os pés estão, ou seja, no local onde atuamos, partilhando como os irmãos cada gesto, cada palavra deixando transparecer o amor de Deus. Lembrando que a Bíblia é um dos pilares da fé, sendo importante instrumento que deve ser lido e meditado em todas as oportunidades da vida cristã.

Padre Anderson citou também a missão do padre que coordena a palavra, aponta o caminho, direcionando a vida cristã. Daí a importância da escuta do povo e do caminhar ao seu lado como bons discípulos seguidores, promovendo a missão a nós deixada por Deus.

Enfim, o documento 105 registrou a importante participação do povo que forma o grupo de elaboração do futuro Plano de Pastoral Diocesano, mas enquanto base que os leigos sejam sujeitos corresponsáveis na construção e elaboração, fortalecendo o convite da participação de todos os padres, bispos e leigos para a elaboração do segundo documento.

A palestra foi encerrada com os agradecimentos do padre Tadeu estendido ao palestrante padre Anderson e todos os presentes. Além de um lanche ofertado a todos.

Informações: Pascom São Judas Tadeu

Compartilhar:

Veja mais