FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA ACONTECE EM MOGI MIRIM

Na Comunidade Santa Rita da Vila Pichatelli, pertencente à Paróquia São Benedito de Mogi Mirim, Santa Rita é padroeira e sua festa é comemorada em 22 de maio.

Este ano de 2018 a Comunidade realizará o tríduo de Santa Rita de 19 a 21 de maio com Missas temáticas: 1° dia, 18h, VIGÍLIA DE PENTECOSTES com o tema “Com Rita, mãe, esposa e viúva: discípulos e membros do Corpo de Cristo”; 2° dia, 17h30, PENTECOSTES com o tema “O Espírito Santo, Senhor da vida e fonte dos carismas” e Procissão. 3° dia, 19h30, com o tema “Com Rita de Cássia colocamos os carismas a serviço dos irmãos”, presença de Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo diocesano.

Dia 22 de maio Missa Solene de Santa Rita de Cássia às 19h30. Todos os dias haverá a festa social com barracas de alimentação e roleta. Dia 27 de maio acontecerá o tradicional grande leilão e almoço.

Conheça a história de Santa Rita de Cássia:

Santa Rita de Cássia era filha única. Nasceu em maio do ano de 1381, perto de Cássia, região da Umbria, Itália. Era filha de um casal de muita oração. Não sabiam ler nem escrever, mas ensinaram à filha tudo sobre a fé em Jesus e Nossa Senhora. Eles contavam a ela também histórias de vida de muitos santos e santas, o que muito contribuiu para sua formação.

Rita queria ser religiosa, mas seus pais escolheram para ela um marido, como era costume na época. O marido escolhido não foi uma boa escolha, pois era infiel no matrimônio e tinha o hábito de beber demais. Por causa dele, Santa Rita sofreu por 18 anos, período em que foi casada. O casal teve dois filhos. Durante o tempo de casada, Rita demonstrou muita paciência e resignação por tudo que sofreu.

Seu marido, Paolo, embora verdadeiramente convertido, tinha deixado um rastro de violência e rixas entre alguns grupos da cidade. Assim, um dia ele saiu para trabalhar e não voltou para casa. Tinha sido assassinado. Seus dois filhos, que já eram jovens, juraram vingar a morte do pai. Santa Rita, então, pediu a Deus que não deixasse eles cometerem esse pecado mortal. Logo os dois ficaram muito doentes, de forma incurável. Antes que eles morressem, porém, Santa Rita ajudou os dois a se converterem, ao amor de Deus e ao perdão.

Santa Rita, quis entrar para o convento das irmãs Agostinianas, obedecendo ao chamado que sentia desde menina. As irmãs, porém, estavam em dúvida sobre sua vocação, visto que tinha sido casada.

Então, numa noite, Santa Rita dormia, quando ouviu uma voz chamando: Rita. Rita. Rita.

Ela abriu a porta e estavam ali, São Francisco, São Nicolau e São João Batista. Eles pediram que ela os seguisse e depois de andarem pelas ruas, os santos desapareceram e Rita sentiu um suave empurrão. Ela caiu em êxtase e, quando voltou a si, estava dentro do mosteiro, estando este com as portas trancadas. Então as freiras não lhe puderam negar a entrada. Rita viveu ali por quarenta anos.

Informações: Pascom São Benedito

 

Compartilhar:

Veja mais

Na noite de ontem, 5 de dezembro, a Paróquia São Francisco de Assis, em Serra Negra, celebrou uma Santa Missa com o rito da