FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM MOGI MIRIM

sao-jose-2No mês de julho, a comunidade paroquial de São José e todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo se reúnem para celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo.

A novena terá início no dia 07 de julho, às 15h00 na igreja do Carmo. As missas da novena acontecem às 15h00.

Para resgatar a festa de Nossa Senhora do Carmo, pelo segundo ano consecutivo haverá a quermesse e o almoço da festa. A quermesse acontecerá nos dias 08, 09, 15 e 16 de julho. No dia 09 haverá o almoço, cujo prato será feijoada.

Toda a renda da festa será para a continuidade das obras de restauro da igreja que em 2012 teve suas estruturas abaladas devido às obras de construção de um prédio ao lado da igreja.

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

Patrimônio Histórico e Cultural de Mogi Mirim, a igreja teve o seu prédio e suas dependências tombadas em 2009, pela lei municipal 4.802 de 5 de agosto de 2009. Não há um inventário do bem material do patrimônio histórico e cultural tombado pelo município. Todos os bens materiais da cidade são tombados por leis municipais.

História

Em 1849 deu-se início à construção da igreja do Carmo, cujo terreno fora doado pela prefeitura, em 1841, a pedido dos fiéis, para que se erguesse na cidade uma igreja em honra a Nossa Senhora do Carmo. Nesse ano de 1849, foram socadas as primeiras taipas de pilão (barro e madeira), num trabalho árduo feito por escravos sob as orientações do padre Roque de Souza Freire, tal como consta em registros:

“Muito moroso tal trabalho, pois foi, no princípio, só atacado com serviçais gratuitos, assim se foram arrastando as obras até 18 de dezembro de 1849, época em que o Padre Roque de Souza Freire se collocou à frente da administração de taes obras, visto que, elevada Mogy-mirim a cidade por lei Provincial de 3 de abril de 1849, era preciso, para honra e brio do povo, ter-se uma Egreja digna da cidade, bem como nova cadeia, câmara, numeração de casas nas ruas, etc.”  (NORA,1916)

A igreja de Nossa Senhora do Carmo, de Mogi Mirim, é a única da região com características coloniais, como altares entalhados em madeira pau-brasil, ouro, etc. No interior da igreja há pinturas de Napoleão Portioli, e ainda uma imagem de madeira de Nossa Senhora do Carmo do século XIX, vinda de Portugal.

Informações: Pascom São José

Referências bibliográficas

Igrejas podem ter tombamento pelo estado. Disponível em: <(http://www.opopularmm.com.br/igrejas-podem-ter-tombamento-pelo-estado/)>. Acesso em: 01/09/2013

NORA, Monsenhor. (1916). O Sol da Verdade.  Revista Histórica de João Mendes de Almeida Junior, 1972.

Compartilhar:

Veja mais

Na noite de ontem, 5 de dezembro, a Paróquia São Francisco de Assis, em Serra Negra, celebrou uma Santa Missa com o rito da