ERRADO DAR OS DEZ POR CENTO DOS MEUS GANHOS EM MEU DÍZIMO?

O dízimo representa dez por cento do nosso ganho, mas “Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria”. (2 Cor 9,7). Com esta citação bíblica queremos que se saiba como entendemos o dízimo. De fato, a palavra dízimo significa “décima parte”. Então vem a pergunta: Por que não contribuímos, obrigatoriamente, com os dez por cento? Simples. A nossa Igreja orienta a partir desta citação bíblica tirada do novo testamento para que examinemos melhor nossa prática com o gesto de doar.

Ofertar, dar alguma coisa a alguém pressupõe disposição, alegria, generosidade e principalmente o reconhecimento, por meio deste gesto, de nosso amor e carinho por este alguém. Com Deus não é diferente. Dar o dízimo conforme o coração é afirmar que o Senhor tem sido providente em todas as horas do meu dia. É Ele que me garante força e saúde para enfrentar os desafios do cotidiano. Por essa e tantas outras bênçãos é que, no mínimo, não deveríamos pensar ou duvidar de quanto ofertamos a Deus. Afinal, ele conhece o nosso coração e, sendo o Senhor de nossas vidas, conhece a sua real condição. Por isso, convidamos que você faça uma revisão em seu coração e provoque-o a um impulso que tenha um ritmo saudável, e que o gesto de dar o seu dízimo lhe provoque muita alegria, tendo como resposta o amor de nosso Deus. Em resumo, a porcentagem de nossos ganhos que damos como dízimo deve corresponder, por um lado, àquilo que somos capazes de dar com alegria e de coração, e, por outro lado, devemos ter em mente que Deus merece e pede que lhe entreguemos todo o nosso coração e toda a nossa vida. Se nosso coração pertence a Deus, o dinheiro será para nós um servo, mas nunca um senhor.

Por todas essas razões convidamos você, dizimista, para repensar sua contribuição. Como também aquele que não vive essa experiência sinta-se chamado (a) a este gesto de amor. Seja Dizimista.

Deus os abençoe.

 

Padre Leandro Lucena Torres

‘Fazei tudo o que ele vos disser’ (Jo 2,5)

Assessor da Pastoral do Dízimo

Administrador Paroquial – Paróquia Santo Antônio de Pádua/Pedreira

Compartilhar:

Veja mais