A formação cristã constitui um desafio constante, porque o cristão é interpelado a crescer sempre em sua fé. Ela é uma exigência imprescindível. A graça de Deus, que foi recebida no Batismo, deve ser cultivada e desenvolvida, para que o cristão adquira sua maturidade espiritual. Pensando nisso, a Paróquia de São Sebastião, em Amparo, busca dar sempre passos para que o fiel compreenda melhor sua fé, e a catequese, tanto para a Eucaristia como para a Crisma, é um tempo propício e inerente a este desafio, acreditando que a formação cristã leva o católico a conhecer melhor a mensagem de Jesus, que comunica a revelação do Pai de maneira total, clara e definitiva.
Na catequese infantil, em preparação para a Primeira Eucaristia, os catequizandos participam de momentos celebrativos e de formação com os familiares. Nestes encontros, cada etapa da catequese recebe um sinal, sendo eles a Palavra de Deus, o Pai Nosso, a Cruz e o Creio. Neste ano, esses três encontros aconteceram no mês de junho.
“As celebrações são importantes para o crescimento da nossa fé, servem para despertar a vivência comunitária dos pais e crianças. Queremos reforçar para as famílias a importância de seus exemplos na vida das crianças, e o diferencial que existe quando os familiares participam com elas, principalmente das missas”, explica a coordenadora paroquial da catequese infantil, Lúcia Chinaglia.
Já para os jovens da Crisma, os encontros acontecerão tendo como base o livro “A profissão da fé – Catequeses sobre o Credo”, com reflexões do Papa Bento XVI e do Papa Francisco acerca da oração do Credo, feitas durante o Ano da Fé nas audiências gerais. No livro, os dois papas exploram vários conceitos presentes nas diversas partes da oração, que é a síntese da fé católica. O livro será refletido em quatro encontros com os crismandos e seus familiares. Todos os jovens receberam o livro em uma celebração com os familiares no último dia 6 de junho, oportunidade em que receberam, também, a Bíblia.
“No itinerário de formação para os sacramentos da Eucaristia e Crisma, esses momentos são de uma riqueza ímpar, unindo pais, catequizandos, catequistas e comunidade, para celebrar o amor de Deus por nós, contemplando como Jesus de Nazaré vai nos convidando a adentrar o mistério da Trindade. Como padre, o primeiro catequista da comunidade, é maravilhoso viver a experiência de olhar o irmão, seja uma criança, adolescente, jovem ou adulto, e compartilhar com ele as verdades da fé, a beleza de nossa tradição, a razão de nossa fé”, conta o pároco, padre Carlos Panassolo.
Informações: Pascom São Sebastião